27/03/2013

PROTEÇÃO AOS ANIMAIS


Pozzobom comemora proibição de serviço de cães de guarda no RS

 Foi aprovado, na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (26), o Projeto de Lei 462/2011, que proíbe a prestação de serviços de vigilância de cães de guarda com fins lucrativos no âmbito do RS. Da tribuna, antes da votação, o deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) declarou o apoio dos seis parlamentares PSDB ao PL à proposta.
  Pozzobom destacou que os parlamentares do PSDB gaúcho sempre se posicionaram em favor dos animais. Citou também o Projeto de Lei 17/2013, de própria autoria, que inclui no Calendário Oficial do Rio Grande do Sul os rodeios crioulos e as festas campeiras realizadas no Estado. “O gaúcho tem por tradição respeitar os animais. Este projeto prevê que somente poderão estar no Calendário Oficial de Eventos do Estado eventos que cumpram a lei 12.567/2006, que exige entre outras coisas a proteção dos animais”, afirmou.

25/03/2013

Pozzobom participa de lançamento do Instituto Proteger

O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) representou a presidência do Parlamento gaúcho no último sábado (23) de reunião-almoço, em Porto Alegre, no Clube Jangadeiros, onde foi lançada a proposta e apresentada a diretoria do Instituto Proteger. A associação sem fins lucrativos tem como objetivo garantir a efetividade dos direitos fundamentais de proteção à criança, ao adolescente e ao idoso, além de promover estudos, pesquisas e discussões sobre os conflitos das famílias e sucessões. Depois da manifestação de Melissa Telles, Presidente do Instituto Proteger, e dos demais diretores, o parlamentar falou da importância do Instituto e manifestou sua disponibilidade e parceria para a realização de suas atividades. “O Instituto Proteger tem por finalidade a efetivação do texto constitucional que assegura direito à criança, ao adolescente e ao idoso.  Pozzobom é autor da Lei 14.026 de Junho de 2012 (oriunda do PL 184/2011), que institui a Semana e o Dia de Conscientização sobre a Alienação Parental no Estado do Rio Grande do Sul, a ser celebrada anualmente no período de 24 a 30 do mês de abril e que institui o dia 25 de abril como o Dia Estadual de Conscientização sobre a Alienação Parental. A SAP é definida como a interferência promovida por pessoas próximas na formação psicológica da criança ou do adolescente para que repudie ou tenha dificuldade de vínculos com um genitor.

21/03/2013

ARROZ

Pozzobom lamenta queda na competitividade causada pela guerra fiscal

  O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) participou, na manhã desta quinta-feira (21), da audiência pública promovida pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa para tratar sobre a aplicabilidade da Lei nº 14.178/12. A norma introduziu modificações na Lei do ICMS, e o Decreto nº 49.982/12 modificou o regulamento desse imposto e o alcance dessas medidas.         Contudo, a medida prejudica setores da economia gaúcha, em especial o setor orizícola.
   Pozzobom, que no ano passado presidiu a CPI do Arroz no Parlamento, afirmou que os apontamentos feitos pela Comissão foram encaminhados aos poderes Executivos estadual e federal em favor do fortalecimento da cadeia produtiva do arroz, mas lamenta que os governos estejam demorando para atender os anseios dos produtores. “Apesar do RS ser o maior produtor do grão do país, segue sendo prejudicado pela guerra fiscal imposta por outros estados. A alíquota cobrada aqui é a mais alta do país, e isto faz com que o nosso arroz perca competitividade em relação ao que é produzido nos países do Mercosul. Está mais barato importar o cereal do que comprar a produção gaúcha. O problema do arroz é do Rio Grande do Sul. Se não nos mexermos, ninguém vai resolver os problemas por nós”, destacou.
   Além de Pozzobom e outros deputados, participaram da audiência entre outras autoridades o presidente da Federarroz, Renato rocha; o diretor da Farsul, Francisco Schardong; o agente fiscal da Secretaria da Fazenda, Eduardo Jaeger; o presidente da Fearroz, André Barreto; o representante do Sindarroz, Cezar Augusto Gazzaneo; o conseklheiro do Conagro, Onélio Pilecco.

MEIO AMBIENTE



Pozzobom quer regularização rápida de criadores de pássaros

  O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) participou, na manhã desta quarta-feira (20), da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente que avaliou a situação dos criadores de pássaros do RS. Desde a promulgação da lei complementar 140/2011, em dezembro daquele ano, os criadores passaram à situação de ilegalidade. A lei determinou o repasse do controle da fauna da união para os estados, mas a Secretária de Meio Ambiente (Sema) ainda não tem estrutura para fornecer registros pa\ra os produtores que mantém animais em cativeiro. Hoje, segundo dados do Ibama, o Estado tem 13 mil criadores credenciados.
   Pozzobom criticou a demora do governo em regularizar a situação. “Faz mais de um ano que os criadores estão sem licença. Precisamos que as entidades e que o Ministério Público auxiliem nestre processo para que a Sema possa fazer um convênio com o Ibama de forma rápida e assuma gradativamente as atividades”, afirmou.
   Além de Pozzobom, participaram da audiência os deputados estaduais Adilson Troca e Lucas Redecker; o presidente da Federação Ornitológica Gaúcha, Osvaldo Petter Fritscher; o secretário adjunto do Meio Ambiente, Tiago Krebs; o superintendente do Ibama no RS, João Pessoa Riograndense Moreira Júnior; o representante do MP-RS, Daniel Marlini; o chefe de gabinete da SEMA, Fabrício Dias Loguercio; o biólogo da Fundação Zoobotânica, Glayson Bencke; o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Zoobotânica, Felipe Giron; o representante da Associação dos Criadores de Pássaros do Sul, Carlos Eduardo Franche; entre outros. 

20/03/2013

SESSÃO ESPECIAL


Pozzobom salienta trabalho do MP na apuração dos fatos da tragédia de SM


  Em aparte à fala do Procurador Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, na Sessão Especial Pública da Assembleia Legislava desta quarta-feira (20), o deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) destacou o trabalho transparente desenvolvido pelo Ministério Público do Estado. Segundo o parlamentar, os membros do MP tem se destacado inclusive no auxílio ao trabalho parlamentar. “O MP têm tido um papel fundamental nesta Casa, quando vêm discutir com todos nós, deputados, todos os projetos. E tem feito esse diálogo sempre de forma transparente”, afirmou.
  Pozzobom salientou ainda a atuação do MP após os fatos que resultaram no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, que deixou 241 mortos. “Dr. Eduardo de Lima Veiga, em nome da minha cidade de Santa Maria, agradeço-lhe pelo que o MP fez por nós no momento de dificuldade por que passamos. A instituição não se furtou, e levou à cidade toda sua solidariedade”, concluiu.

SAÚDE

Pozzobom defende reajuste para o SUS

O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) participou na manhã desta quarta-feira (20) da audiência pública realizado pela Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde do RS e pelo Movimento Tabela SUS Reajuste Já, ocorrido no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. Na ocasião, foram debatidos o subfinanciamento da saúde pública, a crise do setor e a necessidade de uma solução emergencial para a reação das entidades.
Pozzobom, que é coordenador da Frente Parlamentar nas regiões Centro, Jacuí e Fronteira Oeste, apontou a necessidade de intensificar a busca de assinaturas para o abaixo-assinado em apoio à PEC de iniciativa popular que, se aprovada, garantirá investimento mínimo de 10% dos recursos federais em Saúde. O deputado ainda destacou que no RS as 245 unidades hospitalares representam 22.977 leitos, ou seja, compreendem 70% da assistência pelo Sistema Único de Saúde no Estado. “Dizem que o SUS é ruim. Mas não é. Mas para que o serviço seja prestado com qualidade, é fundamental que os valores sejam reajustados de forma significativa. Dinheiro para a Saúde não é gasto. É investimento”, concluiu.

PL 159/2012


Pozzobom recebe representantes de mídias locais e comunitárias



O deputado estadual Jorge Pozzobom recebeu na manhã desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa, empresários e jornalistas representantes de rádios comunitárias e jornais locais, de bairros e comunitários. O grupo entregou o “Manifesto em defesa da democracia e pela liberdade de comunicação – em apoio ao PL 159” ao parlamentar, que é o relator na Comissão de Constituição e Justiça do projeto de lei 159/2012. A matéria institui a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais e Regionais no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
Conforme o texto do PL, pelo menos 10% da receita anual da publicidade prevista no Orçamento dos Poderes do Estado para a divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas em gerais, poderão ser destinados aos veículos que se enquadram em mídia regional e local (periódicos com tiragem entre dois mil e vinte mil exemplares editados sob responsabilidade de empresário individual, micro e pequenas empresas; e veículos locais de radiofusão).
Pozzobom destacou que na CCJ o principal objetivo é averiguar a constitucionalidade do projeto, e que deve apresentar seu relatório em algumas semanas. Quanto ao mérito da matéria, o parlamentar afirmou que apoia a iniciativa. “Essas empresas geram empregos. Muitos profissionais da imprensa conseguem suas primeiras oportunidades nestes veículos. Os jornais locais e de bairros e as rádios comunitárias prestam um serviço importantíssimo, pois promovem uma agenda positiva e são os mais próximos da realidade das pessoas”, concluiu.
Audiências públicas – Pozzobom e o grupo de empresários e jornalistas devem fazer uma série de quatro audiências públicas no interior do Estado para debater e mobilizar os veículos de comunicação. A primeira das audiências deve ocorrer em Santa Maria.

DIREITOS HUMANOS

Secretário atente convite de Pozzobom e presta esclarecimentos na CCDH

A convite do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB), o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, compareceu na manhã desta quarta-feira (20) à reunião da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH). Pereira respondeu aos questionamentos do parlamentar sobre as atividades previstas nos projetos de lei aprovados na sessão da última terça-feira, nº 317/2012, que institui o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), destinado a realizar os Direitos Humanos de Grupos Socialmente Vulneráveis; nº 316/2012, que introduz modificações na Lei 13.122/2009, que instituiu o Programa RS Sócioeducativo e dá outras providências; e à lei 14.133/2012, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externa junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o POD.
Pozzobom solicitou dados sobre alguns pontos específicos que não estavam detalhados nos projetos de lei que alteraram o programa RS Socioeducativo, implantado no governo do PSDB e voltado para a ressocialização de adolescentes e os jovens adultos egressos das medidas privativas de liberdade. O secretário classificou o programa como “extremamente exitoso”. “O jovem que decide aderir ao programa, que é feito com 100% dos recursos do Estado. Cumpre ciclos de compromissos para não haver prolongamento da pena. Recebem acompanhamento por até um ano, voltam a estudar, trabalham com carteira assinada e se qualificam. Dos jovens que ingressaram no programa no ano passado, 90,5% não reincidiram em delitos”, afirmou o Pereira.
O parlamentar ressaltou a ligação entre a CCDH e a Secretaria de Direitos Humanos e elogiou a disponibilidade do secretário em prestar os esclarecimentos. “Antes de fazer a solicitação, havia falado com o secretário e ele disse que prontamente nos atenderia. Essa parceria com a CCDH é de muita importância para conseguirmos fazer os debates necessários em favor dos direitos humanos dos gaúchos”, completou Pozzobom.

TÉCNICOS-CIENTÍFICOS- Pozzobom destaca trabalho da oposição na aprovação do PL 328/2012


Foi aprovado por unanimidade, na sessão plenária da Assembleia Legislativa de hoje, o Projeto de Lei 328/2012, que reorganiza o quadro de servidores técnicos-científicos do Estado. Entre as alterações promovidas pelo projeto estão reajuste salarial, a criação da Gratificação de Estímulo à Qualificação e a criação de critérios objetivos de promoção.
Durante a discussão do PL, o deputado Jorge Pozzobom (PSDB) destacou que durante um mês o bloco de oposição manteve contato com os dirigentes das entidades de classe e que atuaram em favor da categoria junto ao governo e sua base no Parlamento para intermediar a retira das emendas ao projeto. Entretanto, Pozzobom questionou o discurso dos parlamentares governistas de valorização aos servidores. “Desde o primeiro momento, o bloco de oposição esteve ao lado dos técnicos-científicos para aquilo que fosse necessário. Quando nos pediram para que não retirássemos o quórum, registramos nossa presença em Plenário. A base fala num governo sensível e nos compromissos assumidos. Espero que venha fazer esse discurso quando o magistério vier aqui cobrar o piso”, afirmou. 

19/03/2013

FIMMA- Pozzobom participa da abertura da feira do setor moveleiro


O deputado estadual Jorge Pozzobom participou, na tarde desta segunda-feira (18), da Abertura Oficial da 11ª Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma Brasil). Realizada a cada dois anos em Bento Gonçalves, esta é a quinta maior feira mundial voltada à cadeia produtiva da madeira e móveis.
Pozzobom elogiou a qualidade dos produtos e a inovação tecnológica apresentadas nos estandes pelos participantes. “A Fimma é a maior feira internacional do segmento da América Latina. Esta grandeza não é constatada somente pelo seu tamanho, mas principalmente pelo empreendedorismo e organização do setor moveleiro. Parabéns ao presidente da feira, Cacildo Tarso; ao presidente da Movergs, Ivo Cansan; à conselheira da Movergs, Maristela Longhi; e a todos organizadores e empresários que participam da Feira. Quando saí do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, tiver ainda mais orgulho de dizer que sou gaúcho”, afirmou o parlamentar.  

TCE- Pozzobom propõe ampliar discussão sobre emenda do relator ao projeto 35/2012


Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa desta terça-feira (19), o deputado Jorge Pozzobom pediu vistas ao relatório do deputado Raul Pont sobre o Projeto de Lei 35/2012, de autoria do Tribunal de Contas do Estado. A matéria prevê alterações nos artigos 33 e 67 da Lei Estadual 11.424/2000, que dispõe sobre a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado. Entre as alterações propostas está o aumento de R$ 1,5 mil para entre R$ 3 mil e R$ 20 mil a pena máxima a que estão sujeitos os diferentes administradores de órgãos estaduais e municipais gaúchos.
Para Pozzobom, é preciso ampliar a discussão sobre um ponto específico acrescentado ao projeto por emenda do relator: a validade da introdução da responsabilidade da pessoa física por irregularidades cometidas a partir de 2013. O TCE quer, com a medida, punir quem efetivamente foi responsável por infrações, evitando que somente o prefeito responda por todos os equívocos administrativos. Contudo, o dispositivo não retroagiria. “Nós temos uma disposição expressa da Constituição Federal de que a Lei Penal não retroagirá salvo para beneficiar o réu. Se um prefeito está com problemas com o TCE por uma ação de um secretário, a partir de agora poderá buscar repassar a responsabilidade. Mas o secretário poderá questionar a constitucionalidade da lei porque ela não vai beneficiá-lo”, afirmou. “Portanto, há uma questão constitucional que nós temos que levantar. Se hoje nós vamos começar a discutir de uma maneira correta sobre quem verdadeiramente cometeu o ato, fico com sérias dúvidas do ponto de vista de legalidade e de constitucionalidade se essa lei não pode retroagir. Entendo que é cabível analogia ao princípio da retroatividade de lei que beneficie o agente”, concluiu.

ADESM- Encontro de prefeitos proposto por Pozzobom ocorre em maio


Na reunião do Conselho Superior da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) desta segunda-feira (18), na Cacism, foi aprovada a data da reunião entre os 34 prefeitos de municípios do Centro do Estado para definir as prioridades da região. Proposto pelo deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) no ano passado, o encontro foi marcado para o próximo dia 23 de maio. “A união dos prefeitos e o estabelecimento desta pauta de prioridades são importantíssimos para a sequência dos trabalhos”, afirmou o parlamentar.
A reunião entre os chefes de executivo deve ocorrer um dia depois da realização do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) no município e no mesmo dia do Encontro Regional de Controle e Orientação do órgão. “Estou muito feliz pela presença do Tribunal de Contas em Santa Maria, não só pela importância do TCE, como por proporcionar a qualificação dos nossos agentes públicos”, completou.

15/03/2013

INFRAESTRUTURA- Pozzobom integra Comitê Pró-Aeroporto Internacional


O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) participou, na noite de quinta-feira (14), do ato de instalação do Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro, ocorrido no Velopark, em Nova Santa Rita. Além do parlamentar, participaram diversas autoridades políticas, empresariais e representantes de entidades. Na ocasião, o reitor da Unisinos, padre Marcelo Aquino, foi eleito por aclamação como o presidente do Comitê.
O grupo trabalha a partir de estudos elaborados voluntariamente em conjunto com empresários, agentes públicos e sociedade civil, com dados estatísticos que indicam a necessidade da construção de um novo complexo aeroportuário na região metropolitana de Porto Alegre – a área proposta ficaria entre Portão e Nova Santa Rita. Conforme Pozzobom, esta é uma mobilização que deve envolver todo o Estado para buscar a consolidação de uma alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, que por sua localização enfrenta dificuldades para ser ampliado. “Esta construção que está em andamento para viabilizar o Aeroporto 20 de Setembro é uma solução concreta para enfrentar os gargalos da infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Estado agrava quadro de endividamento


No início do mês de março me reuni, juntamente com os deputados que integram a bancada do PSDB na Assembléia Legislativa, com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, e diretores do TCE. Na pauta do encontro estava o constante e progressivo endividamento do Estado, por parte do Governo Tarso Genro. Após o nosso encontro, protocolamos, no Tribunal de Contas do Estado, documento em que reiterávamos nossa preocupação em relação ao agravamento do quadro de endividamento do Rio Grande do Sul. Em 2011, quando exerci a liderança da bancada do PSDB já havia protocolado documento semelhante no TCE e alertado a presidência e seus diretores sobre a crescente perspectiva de aumento da dívida contraída pelo Governo Tarso e o não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, apontados em estudo realizado por técnicos de nossa bancada no Parlamento.
O documento que encaminhamos demonstra que o Estado encontra-se acima do limite de endividamento estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (200% da receita) e quase ultrapassando o limite definido pela Resolução 40/2001 do Senado Federal (219% da receita). A dívida do Estado está 218% acima da receita. Segundo pesquisa feita pela assessoria técnica do PSDB, em 2011 a dívida estava em R$ 47,5 bilhões. No ano passado fechou em R$ 51,7 bilhões. Com isso, o governo Tarso interrompeu a trajetória decrescente da dívida, iniciada em 2004, durante o Governo Rigotto, e intensificada ao longo da gestão de Yeda Crusius. Durante o encontro falamos ainda das várias autorizações para obter empréstimos que somam R$ 4,2 bilhões. Dados divulgados pelo especialista em contas públicas e economista, Darcy Francisco Carvalho dos Santos estima que o déficit do Tesouro do Estado em 2013 irá ficar entre R$ 1,7 bilhão e R$ 1,9 bilhão. A folha de pagamento terá crescimento de 3,5% acima da inflação.
É importante ressaltar também que o Governo do PSDB eliminou um ciclo de desequilíbrio orçamentário e financeiro que esgotava toda e qualquer possibilidade de buscarmos fontes interna e externa de financiamento para o RS. Vale lembrar que a previsão de déficit do primeiro ano de Governo Yeda era de R$ 2,4 bilhões e, se nada fosse feito, chegaríamos a dezembro de 2007 pagando a folha dos servidores de setembro. Para reverter o ciclo depressivo das finanças gaúchas e o baixo crescimento econômico conjugado com 37 anos de sucessivos déficits, foi preciso coragem, determinação e projeto de gestão para aplicarmos um grande ajuste fiscal.
A irresponsabilidade do Governo Tarso na área fiscal e no trato das contas públicas fica explicita desde o início de seu mandato, quando a sua primeira ação de Governo foi tentar negar o déficit zero, para tentar justificar a sua incapacidade de gestão e falta de projeto. Ao contrário do PSDB, que é reconhecido em todo o País por seus Governos, pela criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, pela inovação de praticar aqui no RS o orçamento realista, que não apresenta receitas fictícias ou impraticáveis, pelos ajustes fiscais que mudaram realidades, pela construção e conclusão de obras públicas como a RS 471 e a Ponte de Agudo, entre outras tantas que poderia citar aqui e que o povo gaúcho e brasileiro conhece e reconhece.


(artigo publicado no jornal A Razão de 14/03/2013)

14/03/2013

Pozzobom participa de curso de formação de Conselheiros Tutelares


O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) participou na manhã de hoje (13), no auditório da Prefeitura de Tramandaí, do Encontro de formação de Conselheiros Tutelares, promovido pela Faccat (Faculdades Integradas de Taquara) em parceria com a Aconturs (Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, o parlamentar afirmou que dentre tantos cargos que ocupou na vida pública, o que mais lhe gratificou foi ter assumido a Secretaria de Assistência Social de Santa Maria, “pois lá conheci e trabalhei pela proteção da criança e do adolescente em vulnerabilidade social em parceria com o trabalho dos conselheiros tutelares,” justificou.
O parlamentar afirmou que conselheiro tutelar não faz o papel de polícia, nem de pai e mãe e sim trabalha na efetiva garantia dos direitos das crianças e adolescentes, na proteção e preservação dos que estão em vulnerabilidade social. No final de sua manifestação, Pozzobom assumiu o compromisso de a partir de 6 de junho – depois de eleita a nova diretoria da Famurs – buscar junto com os prefeitos mais aproximação entre a as duas entidades especialmente para viabilizar mais investimentos para os conselheiros tutelares. “Sei, pela experiência que tive na secretaria de Assistência Social e pela relação que tenho com a Aconturs, que os Conselheiros Tutelares não precisam de apenas uma sala e um exemplar do ECA para exercer seu trabalho, mas precisam de uma rede de profissionais (psicólogos, sociólogos, assistente social, médicos e em alguns casos psiquiatras). Precisam de uma estrutura física capaz de garantir a privacidade para o atendimento de um menor que sofreu violência, abuso.”
Segundo o deputado, o Conselheiro Tutelar tem do valoroso papel de formação de cidadãos pois, trabalha com o pleno exercício da cidadania, não apenas com as crianças e adolescentes, mas como agente de formação e informação que atua nas famílias, no Poder Público, nas instituições. Pozzobom recebeu em 22 de novembro de 2012 o título Amigo da Aconturs, durante o III Seminário Alusivo ao Dia do Conselheiro Tutelar: Conquistas 2012, ocorrido no Teatro Dante Barone na Assembléia Legislativa. O parlamentar é autor da cartilha “Faça Amigos: Não Pratique Bulying” que tem como objetivo identificar, esclarecer e ampliar o debate referente ao bullying, através da análise e da busca de soluções para este problema que deve ser considerado de forma responsável não apenas pelos professores e profissionais da educação, mas pelos profissionais da saúde, da segurança, pelas famílias, pelo Poder Público, demais órgãos ligados à proteção da criança e do adolescente, enfim pela sociedade em geral, como determina o artigo 227 da Constituição Federal.

13/03/2013

BULLYING- Pozzobom distribui cartilhas para vereadores santa-marienses


O deputado estadual Jorge Pozzobom esteve nesta quarta-feira (13) com os vereadores Admar Pozzobom (PSDB) e Luiz Carlos Fort (PT). Em encontro ocorrido no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa, Pozzobom distribuiu aos edis santa-marienses cartilhas “Faça Amigos, Não Pratique Bullying”.
Os exemplares serão distribuídos em escolas do município a fim de conscientizar e combater a prática do bullying, que são constantes atitudes agressivas e intencionais contra uma pessoa, provocando dor e angústia e comprometendo a aprendizagem. “Essas cartilhas nasceram da manifestação que recebi de muitos professores, educadores e profissionais da área que me procuraram expondo a necessidade de um debate permanente nas escolas, nas famílias e na sociedade em geral. Tenho a certeza de que terão papel fundamental para coibir o bullying nas escolas”, afirmou Pozzobom.
O parlamentar acrescentou que as cartilhas também servirão como orientação aos educadores sobre o que determinam as legislações antibullying, como a lei municipal 5427/2011, de autoria do vereador Admar Pozzobom, que “dispõe sobre o desenvolvimento da prática de 'antibullying' por instituições de ensino e de educação infantil, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos no âmbito do município de Santa Maria”.

Pozzobom lamenta manutenção do veto parcial ao orçamento 2013


O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) lamentou a decisão da base governista em manter o veto parcial do governador Tarso Genro ao PL 227/2012. Com isso, foram rejeitadas 11 emendas dos parlamentares que modificavam ou acresciam gastos ao Orçamento 2013. A votação acabou empatada em 23 a 23, mas para derrubar o veto seriam necessários pelo menos 28 votos.
Para Pozzobom, faltou coerência por parte dos deputados da base do governo, que no ano passado haviam aprovado o Orçamento na íntegra. O parlamentar ressaltou ainda que a maior parte das emendas eram destinadas para hospitais públicos. “Estas emendas são extremamente importantes. É um valor pequeno perante o governo do Estado. Mas sei da realidade da saúde pública no nosso Estado, e que esses valores fazem falta para quem é atendido pelo SUS”, argumentou.
O deputado do PSDB ainda rebateu declarações que diziam que os parlamentares queriam utilizar as emendas em benefício próprio. “A emenda parlamentar é um direito dos deputados. Essas emendas não têm por finalidade obter algo em benefício do próprio deputado. São apresentadas para contemplar a demanda do povo gaúcho”, concluiu. 

12/03/2013

Pozzobom representa a AL na posse da OAB

O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) representou oficialmente a presidência da Assembleia Legislativa na solenidade de posse do novo presidente, das novas diretorias, dos conselheiros seccionais e federais pela Ordem gaúcha, da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil OAB – seccional Rio Grande do Sul, eleitos para o triênio 2013/2015. O evento, realizado na última sexta-feira (08) no Theatro do Bourbom Country, contou com a presença de advogados, representantes dos órgãos do Poder Judiciário, políticos e autoridades. Também tomaram posse os titulares do Tribunal de Ética e Disciplina, da Corregedoria-Geral e da Coordenadoria das Subseções. O novo presidente da Ordem garantiu que vai continuar a relação de harmonia e cooperação com os Poderes, já implementada na gestão de Lamachia.
Marcelo Bertoluci foi eleito em 19 de novembro do ano passado pela maioria dos cerca de 40 mil advogados gaúchos, para presidir a OAB/RS, com aproximadamente 70% dos votos válidos, e substitui a gestão de Claudio Lamachia, que assume como vice-presidente do Conselho Federal da OAB. Bertoluci é Mestre em Direito e professor de Direito Penal da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o advogado sempre teve atuação na OAB, como professor da Escola Superior de Advocacia, curador do Tribunal de Ética e Disciplina ou conselheiro das últimas duas gestões.

11/03/2013

DEFENSORIA PÚBLICA- Pozzobom propõe moção de apoio à PEC 207

O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) participou na manhã desta segunda-feira (11), da Audiência Pública que discutiu a Proposta de Emenda a Constituição 207, que tramita no Congresso Nacional. A PEC tem como objetivo conceder autonomia funcional e administrativa às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal.
Na ocasião, Pozzobom reafirmou seu compromisso com a Defensoria Pública e propôs que os 55 deputados do Parlamento gaúcho assim uma moção de apoio à aprovação da PEC. “A Constituição Federal/88 diz que a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional, ou seja, esta PEC tem como finalidade precípua garantir a plena cidadania e o acesso de todos à justiça”, afirmou.



foto: Ana Jung

08/03/2013

São Martinho da Serra



Pozzobom se reúne com secretário de Infraestrutura para tratar da ERS 516
O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (7), no Centro Administrativo do Estado, com o secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira. O parlamentar buscou informações sobre situação da ERS 516, que liga Santa Maria a São Martinho da Serra. Além de Pozzobom, participaram da reunião o prefeito de São Martinho, Ivan Schieffelbein (PP), o deputado Valdeci Oliveira (PT), vereadores do município e empresários.
Apesar de ter sido iniciada em 1999, apenas 5% da obra foi feita. Ao todo, são 17,3 quilômetros para serem pavimentados. “Na semana que vem, eu e o deputado Valdeci vamos nos reunir com a equipe técnica do Daer para tratar do asfaltamento da ERS-516 para buscarmos soluções para destravar essa obra, que é muito importante para os moradores de São Martinho”, afirmou Pozzobom.

Parabéns, Mulheres!



A cada dia que passa as mulheres reafirmam a sua luta trilhando um caminho de sucesso cada vez maior, buscando seu espaço na sociedade e, assim, estão sendo cada vez mais reconhecidas. Por isso, no dia 8 de março, em que celebramos o dia internacional da mulher, quero compartilhar com todas vocês a alegria de poder homenagear este que é um gênero sensível, mas ao mesmo tempo tão guerreiro e que luta incansavelmente por seus objetivos, nunca deixando de lado o respeito e amor ao próximo. As mulheres são mães, são amigas, são trabalhadoras, são mais dedicadas e, com certeza, mais corajosas. Sem as mulheres não haveria vida e como diz a oração do padre Zezinho, talvez os filhos não conhecessem a força que brota do amor.
Por estarmos superando preconceitos existentes ainda hoje, neste 8 de março podemos dizer que as mulheres estão buscando cada vez mais o reconhecimento nas suas lutas. Parabéns a todas as mulheres trabalhadoras, mães, amigas, filhas, todas guerreiras no nosso Rio Grande do Sul.

06/03/2013

PSDB manifesta preocupação junto ao TCE quanto ao endividamento do RS



Os deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa protocolaram nesta terça-feira (5), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), documento manifestando preocupação quanto ao agravamento do quadro de endividamento do Rio Grande do Sul. Essa é a segunda vez que os parlamentares tucanos apresentam manifesto sobre a dívida do Estado no TCE. No início do ano passado, o então líder do PSDB na AL, deputado Jorge Pozzobom, protocolou documento semelhante alertando para o nível de deterioração das finanças públicas.
O documento ressalta que o Estado encontra-se acima do limite de endividamento estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (200% da receita) e quase ultrapassando o limite definido pela Resolução 40/2001 do Senado Federal (219% da receita). A dívida do Estado está 218% acima da receita.
Segundo dados da assessoria técnica do PSDB, em 2011 a dívida estava em R$ 47,5 bilhões. No ano passado fechou em R$ 51,7 bilhões. Com isso, o governo Tarso interrompeu a trajetória decrescente da dívida, iniciado em 2004, durante o governo Germano Rigotto, e intensificando ao longo da gestão de Yeda Crusius.
Entre os pontos que preocupam a bancada tucana estão os efeitos gerados pelas novas operações de crédito do Executivo estadual. Ao todo, o governo recebeu autorização para obter empréstimos da ordem de R$ 4,2 bilhões. Ou seja, além de reduzir significativamente a margem para novos financiamentos, os recursos são depositados no Caixa Único e pode perder a finalidade inicial indicada pelo governo, no caso a promoção de investimentos.
O presidente do TCE, Cezar Miola, prometeu analisar os dados reunidos pela bancada. Possivelmente, a manifestação do PSDB vai constar no relatório do tribunal sobre as contas do Estado, exercício 2012, previsto para ser concluído no início do segundo semestre.