14/03/2013

Pozzobom participa de curso de formação de Conselheiros Tutelares


O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) participou na manhã de hoje (13), no auditório da Prefeitura de Tramandaí, do Encontro de formação de Conselheiros Tutelares, promovido pela Faccat (Faculdades Integradas de Taquara) em parceria com a Aconturs (Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, o parlamentar afirmou que dentre tantos cargos que ocupou na vida pública, o que mais lhe gratificou foi ter assumido a Secretaria de Assistência Social de Santa Maria, “pois lá conheci e trabalhei pela proteção da criança e do adolescente em vulnerabilidade social em parceria com o trabalho dos conselheiros tutelares,” justificou.
O parlamentar afirmou que conselheiro tutelar não faz o papel de polícia, nem de pai e mãe e sim trabalha na efetiva garantia dos direitos das crianças e adolescentes, na proteção e preservação dos que estão em vulnerabilidade social. No final de sua manifestação, Pozzobom assumiu o compromisso de a partir de 6 de junho – depois de eleita a nova diretoria da Famurs – buscar junto com os prefeitos mais aproximação entre a as duas entidades especialmente para viabilizar mais investimentos para os conselheiros tutelares. “Sei, pela experiência que tive na secretaria de Assistência Social e pela relação que tenho com a Aconturs, que os Conselheiros Tutelares não precisam de apenas uma sala e um exemplar do ECA para exercer seu trabalho, mas precisam de uma rede de profissionais (psicólogos, sociólogos, assistente social, médicos e em alguns casos psiquiatras). Precisam de uma estrutura física capaz de garantir a privacidade para o atendimento de um menor que sofreu violência, abuso.”
Segundo o deputado, o Conselheiro Tutelar tem do valoroso papel de formação de cidadãos pois, trabalha com o pleno exercício da cidadania, não apenas com as crianças e adolescentes, mas como agente de formação e informação que atua nas famílias, no Poder Público, nas instituições. Pozzobom recebeu em 22 de novembro de 2012 o título Amigo da Aconturs, durante o III Seminário Alusivo ao Dia do Conselheiro Tutelar: Conquistas 2012, ocorrido no Teatro Dante Barone na Assembléia Legislativa. O parlamentar é autor da cartilha “Faça Amigos: Não Pratique Bulying” que tem como objetivo identificar, esclarecer e ampliar o debate referente ao bullying, através da análise e da busca de soluções para este problema que deve ser considerado de forma responsável não apenas pelos professores e profissionais da educação, mas pelos profissionais da saúde, da segurança, pelas famílias, pelo Poder Público, demais órgãos ligados à proteção da criança e do adolescente, enfim pela sociedade em geral, como determina o artigo 227 da Constituição Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário