21/03/2013

MEIO AMBIENTE



Pozzobom quer regularização rápida de criadores de pássaros

  O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) participou, na manhã desta quarta-feira (20), da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente que avaliou a situação dos criadores de pássaros do RS. Desde a promulgação da lei complementar 140/2011, em dezembro daquele ano, os criadores passaram à situação de ilegalidade. A lei determinou o repasse do controle da fauna da união para os estados, mas a Secretária de Meio Ambiente (Sema) ainda não tem estrutura para fornecer registros pa\ra os produtores que mantém animais em cativeiro. Hoje, segundo dados do Ibama, o Estado tem 13 mil criadores credenciados.
   Pozzobom criticou a demora do governo em regularizar a situação. “Faz mais de um ano que os criadores estão sem licença. Precisamos que as entidades e que o Ministério Público auxiliem nestre processo para que a Sema possa fazer um convênio com o Ibama de forma rápida e assuma gradativamente as atividades”, afirmou.
   Além de Pozzobom, participaram da audiência os deputados estaduais Adilson Troca e Lucas Redecker; o presidente da Federação Ornitológica Gaúcha, Osvaldo Petter Fritscher; o secretário adjunto do Meio Ambiente, Tiago Krebs; o superintendente do Ibama no RS, João Pessoa Riograndense Moreira Júnior; o representante do MP-RS, Daniel Marlini; o chefe de gabinete da SEMA, Fabrício Dias Loguercio; o biólogo da Fundação Zoobotânica, Glayson Bencke; o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Zoobotânica, Felipe Giron; o representante da Associação dos Criadores de Pássaros do Sul, Carlos Eduardo Franche; entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário