19/06/2013

DIREITOS HUMANOS

Audiência que debaterá segurança de taxistas e frentistas ocorre nesta quarta na AL

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realiza, nesta quarta-feira (19), uma audiência pública para tratar das condições de segurança no setor de táxis e postos de combustíveis. Proposta pelo deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB), a audiência ocorrerá a partir das 18h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Conforme o parlamentar estes dois segmentos estão entre os que mais sofrem com a prática de violência no Rio Grande do Sul.
Pozzobom afirma que os dados são alarmantes. Desde o início do ano, pelo menos 11 taxistas foram assassinados no Estado, quatro deles em Porto Alegre. De acordo com o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos Rodoviários, Moacir da Silva, o número seria superior a 15. Além da capital, há registro de latrocínios em municípios do interior, como Tupanciretã, Santana do Livramento, Lajeado, Mostardas e Pelotas.
Outra preocupação do parlamentar se refere aos assaltos a postos de combustíveis. Segundo dados da Sulpetro, de julho de 2012 até o final de maio foram registradas 336 ocorrências somente em Porto Alegre – 158 delas em 2013. “Tanto os funcionários de postos de combustíveis, como os taxistas são profissionais que prestam serviços 24 horas todos os dias. Quando acontece violência contra eles, a sociedade também é violentada. Temos que pensar nos direitos de quem já foi vítima e de suas famílias, mas também nos direitos dos trabalhadores que estão constantemente expostos ao perigo, como é o caso dos taxistas e dos frentistas”, encerrou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário