08/02/2013

BULLYING- Pozzobom apresenta cartilha a dirigentes de Educação


O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) entregou, na tarde desta quinta-feira (07), no teatro Dante Barone, para secretários e dirigentes de Educação de diversos municípios do Estado a cartilha “Faça Amigos; Não Pratique Bullying”. A distribuição dos materiais ocorreu durante a realização do Seminário para Novos Dirigentes Municipais de Educação.
A cartilha é uma iniciativa do parlamentar para auxiliar o combate às agressões físicas ou morais no âmbito escolar. Foram produzidos 25 mil exemplares por meio do seu gabinete que estão sendo distribuídas em escolas e entidades, educadores e alunos. O material contém a íntegra da Lei Estadual 13.474/2010, que dispõe sobre o combate da prática de “bullying por instituições de ensino e de educação infantil, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos”. Além disso, foram anexadas a cartilha do Conselho Nacional do Justiça que explica didaticamente o que é o bullying e como pode ser combatido; uma entrevista sobre o tema com a coordenadora do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre Bullying Escolar (Cemeobes – Região Sul), Simoni Maraninchi Leite Lima; e exercícios pedagógicos que podem ser trabalhados por professores em sala de aula.
Pozzobom explica que a iniciativa de produzir o material foi motivada e incentivada por professores, educadores e profissionais da área da educação que o procuraram manifestando uma crescente preocupação com o bullying e a necessidade de um debate permanente nas escolas, nas famílias e na sociedade em geral. “Este é um problema que deve ser considerado de forma responsável não apenas pelos professores e profissionais da educação, mas pelos profissionais da saúde, da segurança, pelas famílias, pelo Poder Público, enfim pela sociedade em geral. E um dos nossos objetivos, ao publicar e distribuir esse material, é justamente auxiliar na identificação, no esclarecimento e na ampliação do debate referente ao bullying”, afirma o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário