06/02/2013

BULLYING- Pozzobom entrega cartilha pedagógica à Aconturs


O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) participou, na tarde desta quarta-feira (06), da reunião da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do RS (Aconturs), ocorrida na Assembleia Legislativa. O parlamentar apresentou aos presentes a cartilha “Faça Amigos; Não Pratique Bullying”. Por iniciativa do parlamentar, foram produzidos 25 mil exemplares por meio do seu gabinete para serem distribuídas em escolas e entidades, educadores e alunos, visando o combate as agressões físicas ou morais no âmbito escolar. Participaram do encontro o presidente da entidade, Rodrigo Farias dos Reis; o 2º secretário, Paulo Aguiar; a tesoureira Ângela Regina Johanson; o 2º tesoureiro, Sérgio Ovalhe; o representeante da Aconturs no Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares (FCNCT), Lodear Carlos Hahn (Dunga); o primeiro suplente no FCNCT, Julio Fontoura; e a coordenadora da Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria do Carmo Maciel.
O material contém a íntegra da Lei Estadual 13.474/2010, que dispõe sobre o combate da prática de “bullying por instituições de ensino e de educação infantil, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos”. Além disso, foram anexadas a cartilha do Conselho Nacional do Justiça que explica didaticamente o que é o bullying e como pode ser combatido; uma entrevista sobre o tema com a coordenadora do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre Bullying Escolar (Cemeobes – Região Sul), Simoni Maraninchi Leite Lima; e exercícios pedagógicos que podem ser trabalhados por professores em sala de aula.
Pozzobom explica que a iniciativa de produzir o material foi motivada e incentivada por professores, educadores e profissionais da área da educação que o procuraram manifestando uma crescente preocupação com o bullying e a necessidade de um debate permanente nas escolas, nas famílias e na sociedade em geral. “Este é um problema que deve ser considerado de forma responsável não apenas pelos professores e profissionais da educação, mas pelos profissionais da saúde, da segurança, pelas famílias, pelo Poder Público, enfim pela sociedade em geral. E um dos nossos objetivos, ao publicar e distribuir esse material, é justamente auxiliar na identificação, no esclarecimento e na ampliação do debate referente ao bullying”, afirma o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário