Há muitos anos tenho uma excelente relação com a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa – SEDUFSM, que completou 23 anos ontem (7), tendo sido fundada em 1989, período em que muitos brasileiros lutavam pela democracia em nosso País. E é por isso que escrevo este artigo hoje: em homenagem ao Sindicato, aos seus colaboradores e aos Professores e servidores da UFSM, Universidade da qual sou egresso, aos docentes ativos e aposentados, das carreiras do ensino superior e do ensino médio, técnico e tecnológico, lotados na UFSM, no CESNORS e na UDESSM. E também aos professores visitantes e substitutos que estejam em efetivo exercício, que fazem parte, por opção, do Sindicato.
Em março de 2011, já no primeiro ano de meu mandato parlamentar e por solicitação do Sindicato, propus a realização de audiência pública, na Assembleia Legislativa para debater a Medida Provisória 520. a MP 520 criava a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, de sociedade anônima de direito privado com a atribuição de gerir os HUs. Pontos específicos como a continuidade do atendimento gratuito à população, a execução de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde e a imposição da produtividade são questões que não estão claras na MP. A ideia de trazer a audiência pública para o Parlamento era que o debate tivesse enfoque estadual, pois temos mais hospitais universitários (HUs): em Pelotas e Rio Grande. Como parlamentar, cumpri o meu papel. Mas a SEDUFSM não parou por aí. Discutiu e debateu em vários âmbitos e da União o tema à exaustão.
Outra luta que acompanho da SEDUFSM é a destinação por parte do governo federal do índice de 10% do Produto Interno Bruto- PIB – para ser aplicado na educação, através da sua inclusão no Plano Nacional de Educação. E o PSDB está apoiando esta meta no Congresso. Embora saiba que é difícil porque quando o Governo FHC propôs 5% do PIB no PNE, o PT era oposição e foi radicalmente contra. Queriam 7%, proposta do então deputado federal Nelson Marchezan. Na época o Brasil gastava 3,9% do PIB em Educação. Acredito que a SEDUFSM deve perseguir essa meta. Mas tenho a convicção de que mais importante do que conquistar que esse índice seja aplicado na educação é que ele se reverta em qualificação e valorização dos professores e que esses recursos sejam geridos com gestão e responsabilidade. A educação tem que ser prioridade para que o País, a cidade e o município se desenvolva em todas as áreas.
Se a UFSM alcançou posição de destaque no contexto da Federação brasileira, sendo reconhecida pela qualidade docente e dicente em importantes indicadores e Prêmios, há que reconhecer nisso o mérito da SEDUFSM na luta incessante e busca contínua pela valorização, qualificação não sós dos servidores e funcionários, mas da qualidade da educação em nosso País. Portanto não foi à toa que a SEDUFSM nasceu com autonomia política, administrativa e financeira e passa a ser uma instância organizativa e deliberativa, com o objetivo principal de organizar sindicalmente os docentes da UFSM, amparado pelas prerrogativas sindicais asseguradas na Constituição Federal.
Também não podemos esquecer que faz parte do trabalho desenvolvido pela SEDUFSM de promover estudos e seminários sobre os diversos temas de relevância para o Município, Estado e País, divulgar e enviar propostas ao Sindicato Nacional, lutar pelo ensino público e gratuito no Brasil, além de divulgar, junto à comunidade, problemas do ensino superior com o objetivo de promover o debate profícuo afim de obter apoio para a sua solução. Parabéns à SEDUFSM e que reconheça-se e louve-se a valiosa história de seriedade, adesão e e comprometimento com os sólidos valores e capacitação com que cumprem sua missão.
08/11/2012 Jornal A Razão SM.
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