16/04/2012

Pozzobom defende instalação de central do Samu em SM


“Descentralização da Central de regulamentação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a instalação de uma central telefônica do 192 em Santa Maria”. Este foi o objetivo da Audiência Pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa ocorrida na manhã dessa segunda-feira (16) no Salão de Eventos do Colégio Marista Santa Maria. O líder do PSDB na AL, deputado Jorge Pozzobom, que propôs a realização da audiência conjuntamente com o deputado Valdeci Oliveira, defendeu a instalação de uma central em Santa Maria porque “o serviço será mais eficaz se prestado no Município. Hoje, quem liga para 192 pedindo o atendimento do Samu, é atendido por telefonistas em Porto Alegre. E nós recebemos muitas queixas de demora no serviço e de ligações que não são repassadas à Santa Maria”, justificou.
A iniciativa obteve a concordância de familiares de pessoas que faleceram por não terem recebido prestação de socorro ou que foram socorridas com atraso. Quatro pessoas dentre os familiares de vítimas fizeram o relato da experiência e defenderam que as vidas poderiam ter sido salvas se o atendimento fosse eficaz. O parlamentar lembrou que em 2010, o Governo do PSDB iria destinar três ambulâncias do Samu para Santa Maria e, depois de sua intervenção junto à governadora Yeda Crusius, cinco ambulâncias Samu vieram para o Município, sendo assim, com exceção de Porto Alegre, a cidade que mais recebeu ambulância.
Para mudar esta realidade, Pozzobom vai, juntamente com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e empresários de Santa Maria, mobilizar a comunidade contra o trote no 192. “Vamos desenvolver uma campanha a favor da Saúde, a favor da Vida. E contra o trote no 192”, explicou. Outro encaminhamento da Audiência Pública será uma visita à Central de Regulação em Porto Alegre porque, de acordo com o Parlamentar, o CREMERS ao visitar a Central disse que atestou problemas como o número insuficiente de médicos para o atendimento; instalações precárias; equipamentos inadequados; área física ruim; telefonia instável, entre outros. Também será agendada uma visita às Centrais de Caxias, Pelotas, Bagé e Porto Alegre, que já são descentralizadas, com o objetivo de realizar levantamento de custo, manutenção e eficácia. “E por último vamos nos reunir com o secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, levando os apontamentos de tudo o que foi constatado para, depois tomarmos uma decisão de Colegiado”, finalizou
Participaram da audiência o promotor Fernando Barros; os vereadores Maria de Lourdes Castro, Admar Pozzobom, Marion Mortari, Luiz Carlos Fort e Helen Cabral; o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco; a coordenadora da 4ª Coordenadora Regional de Saúde, Ilse Melo, o secretário municipal de Saúde, Flavio Brum, o presidente da Associação Municipal da Região Centro (Amcentro), o prefeito Clovis Montagner, de Faxinal do Soturno; e o coordenador do Samu em Santa Maria, Dr Carlos Dornelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário