13/04/2012

OAB 80 ANOS SERVINDO AO RIO GRANDE DO SUL

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) celebra nesta semana, mais espcificamente ontem (11) a passagem de seus 80 anos de história e realizações dos quais há 12 anos participo e acompanho com muito orgulho exercendo a advocacia. Foi através do Dr. Edson Domingues, ex-presidente da OAB/Santa Maria, que me apaixonei pela advocacia depois de ter sido seu estagiário. A OAB é uma instituição de fundamental importância para nossa sociedade, pois está sempre envolvida e atenta a questões que tem repercussão na vida das pessoas. Esta é a demonstração inegável da importância na sociedade da instituição que congrega os advogados. Certamente essa distinção ocorre em face da história de lutas em favor da democracia e do cidadão. A OAB nos seus 80 anos, jamais se distanciou dos anseios de democracia e liberdade do povo gaúcho. Enquanto muitos se calaram diante de injustiças e de fatos importantes a OAB sempre manifestou posição como uma organização séria, firme, que tem como fundamento o bem comum, o que faz com que a OAB seja uma das instituições mais respeitadas do Brasil.
A OAB tem a missão de zelar pela ordem jurídica das instituições, pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas e pela ampliação dos direitos da sociedade em geral. O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando essas relações não funcionam, dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. Tenho a convicção de que o advogado, ao lado do juiz e do promotor, desempenha um papel de extrema importância nas soluções das lides que são submetidas ao Judiciário. Cito para exemplificar Hermann Assis que assim dizia: O advogado é, antes de tudo, um cidadão que não fica à margem, acima ou abaixo da conceituação destinada ao ser político. Diz ele ainda que o cidadão-advogado tem um poder de participação superior ao cidadão comum na construção da democracia, uma vez que capacitado juridicamente. Significa também ser submetido ao crivo da OAB, que lhe é necessário para o aperfeiçoamento da nossa profissão – em face de sua formação acadêmica e de um treinamento cotidiano a que o exercício profissional o impele, podendo discernir e influir de forma mais eficiente e eficaz na persecução da democracia e da justiça. Não há uma verdadeira justiça sem esse profissional.
A OAB sempre foi aliada da sociedade em geral, agindo em sua defesa, bem como no constante aprimoramento das Instituições. Seja na luta pela celeridade processual; na defesa dos Direitos Humanos e contra os abusos eventualmente praticados pelos agentes públicos, sempre esteve presente a Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul. Sem contar que está sempre ao lado do advogado na defesa de suas prerrogativas, garantidas através de Lei Federal. Por fim, o Advogado e a OAB praticam diariamente a almejada justiça, pois sua atuação é pautada nos princípios da legalidade e da moralidade administrativas, auxiliando o Estado no estabelecimento da ordem, e buscando sempre a harmonia entre seus cidadãos. Parabéns a todos os advogados que como eu exercem a advocacia com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário