30/09/2011

Parlamento vai a Alegrete discutir instalação do Hospital Regional


Proposta pelo deputado Jorge Pozzobom na Comissão de Serviços Públicos da AL, foi realizada hoje (30), na Câmara de Vereadores de Alegrete, Audiência Pública para tratar da instalação do Hospital Regional da Fronteira Oeste. O evento contou com a presença do prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Secretarios Municipais de Saúde da região, vereadores do Município, Celeni de Oliveira Viana, presidente da ULFRO (União dos Legislativos da Fronteira Oeste do RS), quem propôs o encontro, o deputado estadual Luís Fernando Schmidt e demais lideranças políticas e comunitárias.

Representantes da Saúde da região entregaram à Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa um  documento que aponta, por exemplo, que cada ambulância, por ano, ultrapassa 100 mil Km no deslocamento de pacientes. A região abrange a população de mais de 580 mil pessoas e não há nenhuma unidade de saúde que a atenda alta complexidade, especialmente nas áreas de traumatologia, ortopedia e neurologia. Além disso,  existe a distância de mais de 100 Km entre o município mais próximo.

Durante a reunião, Pozzobom apresentou o exemplo do Hospital Regional de Santa Maria, que somente avançou depois de ter o estudo de viabilidade técnica, ou seja, após estar definida a cidade e a área para construção, de ter o projeto arquitetônico pronto e ter sido buscado recursos nos orçamentos estaduais e federais. "A última etapa vamos fazer exatamente como fizemos em Santa Maria, quando pedimos emendas no orçamento da União à bancada gaúcha federal, apresentamos emendas ao orçamentos estadual, para então apresentarmos a proposta para o Governo do Estado, efetivando a construção do Hospital Regional”, destacou o parlamentar, que assumiu o compromisso de apresentar uma emenda ao orçamento 2012 no valor de R$ 200 mil para garantir recursos para elaboração do projeto arquitetônico Hospital Regional da Fronteira Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário