28/09/2011

POZZOBOM PALESTRA NO SINDUSCON SANTA MARIA

 
 
“Reflexos da economia no cenário internacional e nacional e os efeitos na realização da Copa do Mundo de 2014, especificamente no setor da construção civil”. Este foi o tema abordado pelo líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, Jorge Pozzobom, durante reunião-almoço no Sinduscon-SM, realizado hoje (28) em Santa Maria.

Conforme explicou o parlamentar, tivemos uma expectativa de crescimento econômico até janeiro de 2011. O terremoto do Japão, a crise na Europa e nos Estados Unidos, incluindo a Primavera Árabe, tudo reverteu a economia mundial. “Portanto teremos reflexos no Brasil, nos Estados e, logicamente, no Rio Grande do Sul, o que atinge o setor da construção civil”, afirmou o deputado.

Ciente da importância do tema infraestrutura para o nosso Estado, nossa cidade e nossa região, Pozzobom falou que propôs no início de seu mandato na Assembleia, a criação da comissão permanente de infraestrutura. “Sei que outras comissões tratam dessa questão, mas defendo a necessidade de uma abordagem focalizada, pois a Copa de 2014 está chegando e o Rio Grande será sede. Temos que estar preparados e planejados”, relatou.
Diante da impossibilidade da criação de uma nova comissão permanente, o líder da bancada do PSDB pediu ao presidente que este tema fosse incluído nos grandes debates do parlamento, juntamente com a reforma política e o novo código florestal. A infraestrutura é um tema diretamente ligado ao desenvolvimento do Estado gaúcho. “Por isso lutei parapara incluir nos grandes debates na Assembleia, de maneira responsável, organizada e transparente, todas as informações do que foi e está sendo feito, bem como as demandas de cada comunidade ou projeto. o Parlamento não pode ficar de fora ou ausente do debate desta questão tão importante para o futuro do Rio Grande”.

O parlamentar fez questão de registrar seu orgulho de ter sido parte do governo Yeda, do governo do PSDB, que trabalhou durante quatro anos na busca permanente e determinada do equilíbrio das finanças públicas através das parcerias importantes realizadas da conquista do Déficit Zero. “Em novembro de 2008, quando a governadora anunciou o Déficit Zero preenchemos a mais nobre finalidade dos agentes públicos: honrar compromissos e gerar o ambiente necessário para que nossa economia e nossa sociedade melhorassem sempre. Já era voz corrente entre os empresários e empreiteiros que sociedade exigia uma mudança de paradigmas da administração estadual, e que era fundamental nesta mudança o cumprimento dos contratos firmados, principalmente em relação às empresas contratadas para obras de infraestrutura”, relembrou o palestrante.

Pozzobom falou da importância da infraestrutura em nosso Estado e apresentou dados e estatísticas. “Vou me ater a Copa do Mundo, mas sabemos que este é apenas um exemplo de um evento que realmente mudará a realidade de nosso Estado e a vida de nossa população, seja no turismo, no emprego, no desenvolvimento social e econômico em geral”, contextualizou. A realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, segundo referiu o deputado, exigirá um grande esforço do País e em nosso Estado, principalmente no que se refere a melhorias na infraestrutura, pelo menos referente ao que se faz atualmente. além da construção e reformas de estádios nas doze cidades sedes, é clara a necessidade de investimentos em aeroportos, redes hoteleiras, mobilidade urbana, entre outros, o que terá impactos em vários setores de atividade econômica, sendo estes mais pronunciados nos serviços e na construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário