14/06/2013

Infraestrutura: chega de discussão, vamos para a ação


Participei no início dessa semana de duas audiências públicas promovidas pela Câmara de Vereadores de Santa Maria cujas pautas foram o atraso das obras nas áreas de infraestrutura e saneamento da Zona Leste da cidade. Na oportunidade, reafirmei que os projetos da duplicação da ERS-509 (Faixa Velha de Camobi) e da Estação de Tratamento de Esgoto em Camobi foram executados no governo anterior, e que já poderiam ter sido iniciados e, quem sabe, estar concluídos.

Sobre a duplicação da faixa entre o trevo de Castelinho e a Igreja do Amaral, não pude deixar de cobrar a promessa do governador de que a obra seria iniciada no primeiro semestre do ano passado. Todos nós sabemos que esta é uma reivindicação antiga de Santa Maria. Este projeto estava arquivado desde 1998 e, após uma reunião com os senhores Paulo Ceccim e Valnei Beltrame, foi retomado, atualizado, montado e executado no Governo do PSDB. Lutei muito pela concretização dessa obra que tem como principais objetivos melhorar de forma considerável o trânsito na região leste da cidade e servir como ferramenta para o desenvolvimento regional. Já em abril de 2011, no meu primeiro ano de mandato parlamentar recebi uma comitiva do município de Santa Maria para discutir a duplicação da ERS 509. Logo após, durante reunião-almoço com lideranças e a comitiva, o governador Tarso Genro disse que o projeto de duplicação da 509 era realista, porém que teriam que ser buscadas alternativas para implementá-lo por completo ou por etapas e que determinaria ao secretário do Planejamento, João Motta, a análise para que fosse inserido no orçamento.

Em maio de 2011, o secretário em exercício de Infraestrutura e Logística do RS, Claudemir Bragagnolo, anunciou durante a Interiorização do Governo em Santa Maria, o início da duplicação de trecho de 4,3 quilômetros da ERS-509, em Camobi. Bragagnolo explicou que, devido ao processo licitatório, a obra teria previsão de início em um ano. No final de 2011, o governador Tarso Genro prometeu que a obra seria iniciada no primeiro semestre de 2012, mas estamos no final do primeiro semestre de 2013 e nem a licitação está concluída. Esta é uma obra de extrema importância, e o dinheiro está garantido no orçamento que foi aprovado por todos os deputados da Assembleia Legislativa. E o que aconteceu? Por que não foi iniciada conforme promessa do Governador Tarso feita aqui em Santa Maria? Tenho certeza que está faltando gestão, prioridade ou competência.

Situação semelhante é o projeto de saneamento básico do bairro Camobi. Estima-se que pelo menos 40 mil pessoas serão beneficiadas pela construção de uma estação de tratamento de esgoto. Novamente reitero, para que as pessoas tenham acesso às informações de forma clara e sem distorções, que o projeto já estava concluído e tramitava desde outubro de 2010 no Ministério das Cidades. Vou continuar acompanhando o que o atual Governo têm a dizer sobre os projetos que fizemos no nosso Governo. Diferentemente de outros, eu não sou pessimista. Quero que aquilo que seja importante para a minha cidade de Santa Maria seja executado imediatamente, e não às vésperas das eleições do ano que vem.

(artigo publicado no jornal A Razão de 06 de junho de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário