27/11/2012

SANTA MARIA MOSTRA SEU VALOR E TRADICIONALISMO NO ENART

Sou um apreciador do tradicionalismo gaúcho e com a emoção semelhante a de estar torcendo para meu time de futebol em uma final, ou em uma gincana em que uma das minhas filhas estivesse concorrendo é que participei, no último domingo (18) do Enart, que ocorreu no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. E foi com muita, mas muita emoção - não só minha, pois quem estava lá sabe que nesse final de semana participaram mais de 4.000 pessoas do Encontro, representando suas entidades, e sua região, para ver a nossa arte, para cultivar a nossa tradição, para juntos cantarem o hino rio grandense com muito orgulho de serem gaúchos. O CPF Piá do Sul, com uma coreografia encantadora, homenageou a Base Aérea de Santa Maria, alcançando o 4º lugar no Encontro. Mas não foi só isso. Santa Maria estava lá para mostrar sua vocação e excelência no tradicionalismo gaúcho pela qualidade de seus dançarinos, instrutores e CTGs. O CTG Bento Gonçalves fez uma excelente apresentação, ficando entre os 20 grupos que disputaram a final, também orgulhando a todos nós santa-marienses. O CTG Ponche Verde, o CTF Os Nativos e o AT Poncho Branco classificaram-se entre os 20 melhores no Enart na categoria Danças Tradicionais Força B.
É muito importante para nós santa-marienses que os nossos grupos, com a alternância nas posições, sempre figuraram entre os melhores do tradicionalismo gaúcho desde o início desse grande Encontro, pois mesmo sabendo que o importante é “competir”, no tradicionalismo, participar, colaborar, contribuir são conjugações que valem a pena e muito nos alegram com seus resultados positivos. O evento que antes ocorria em Farroupilha era denominado Festival Gaúcho de Arte e Tradição, Fegart, e a partir de 1997 passou a ser sediado em Santa Cruz do Sul. Em 1999 passou a ser chamado de Enart. Para quem não sabe, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, Enart, é um evento tradicionalista gaúcho, promovido pelo MTG, que é realizado anualmente, tendo se consolidado como o maior festival de arte e tradição da América Latina segundo a UNESCO. E, portanto, envolve competidores de todo o estado e espectadores de todo o mundo. É um festival de extrema importância para o Rio Grande do Sul, pois é o maior evento tradicionalista gaúcho do mundo, segundo fontes ligadas ao MTG.
O meu respeito e valorização do tradicionalismo se justifica porque entendo que essa prática, esse envolvimento, essa atividade atinge muitos resultados positivos em nossa sociedade. Por isso, estimular a juventude a praticar e participar do tradicionalismo gaúcho, colocando-a em movimento na busca pelo conhecimento, da consciência da necessidade de preservação da nossa cultura, do estimulo aos grupos de diferentes etnias para demonstrarem sua cultura, para que haja uma integração e que conheçamos os valores da nossa sociedade, são objetivos que só potencializam a grandeza do tradicionalismo gaúcho, mas muito nos emocionam. Digo isso porque percebo que encontros tradicionalistas ainda são a melhor forma de integração e aprendizado da cultura gaúcha. As características exigidas para participação nos grupos, como disciplina, seriedade, a busca pelo conhecimento, responsabilidade, planejamento, atitude, votos de confiança de seus líderes são visivelmente encontrados na final que assisti em Santa Cruz. E essas características têm como consequência o desenvolvimento da cultura, da atividade física, da educação, da história, da boa convivência, do respeito, da harmonia, da habilidade, da confiança, do espírito de liderança e da vontade de vencer.
Participar daquele momento, sentir a energia que vibrava entre todos os competidores e o público que lotou as arquibancadas, ver tudo aquilo que foi ensaiado durante tanto tempo se transformar em um grande espetáculo, muito nos honra. Precisamos preservar os valores da nossa cultura para que no futuro a nossa tradição esteja cada vez mais fortalecida. Parabéns a todos os CTGs que participaram do Enart 2012 e que muito nos orgulharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário