Na Sessão Solene desta quarta-feira (21) em homenagem ao Dia Estadual da Consciência Negra (comemorada no última terça-feira e que marca os 317 anos da morte de Zumbi dos Palmares), o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Jorge Pozzobom, destacou o trabalho do Museu Treze de Maio, de Santa Maria. A entidade recebeu, na oportunidade a Medalha Zumbi dos Palmares, condecoração concedida anualmente pela AL em reconhecimento ao trabalho de entidades e personalidades atuantes nas áreas cultural, social, política, esportiva e religiosa voltadas para a valorização da comunidade negra.
O Museu Treze de Maio abriga diversas atividades culturais, como exposições temporárias e itinerantes, oficinas de dança afro, capoeira, percussão, hip-hop, grupos de samba e pagode, encontros da juventude negra e do grupo vocal de mulheres negras. Trabalha com a autoestima e autoimagem positivas de homens, mulheres e crianças negras. Este é um dos lugares aonde o Movimento Negro se encontra em Santa Maria, e também onde acadêmicos da UFSM, Unifra e Fames realizam estágios acadêmicos, oficinas com alunos das escolas municipais e estaduais, e debates e encontro de estudantes negros. “Em 2004, o nosso Museu Treze de Maio, que era conhecido antigamente como Clube Social Negro, foi tombado como patrimônio histórico do Município de Santa Maria. E tenho o orgulho de dizer que na ocasião eu era vereador e votei a favor desse tombamento”, afirmou. “E de Santa Maria, que é reconhecida como a Cidade Coração do Rio Grande. E é coração do Rio Grande porque no coração cabem todos, brancos e negros, como tem que ser em todos os lugares”, completou.
O parlamentar ainda lembrou que nesta quarta-feira um ministro negro assume pela primeira vez a presidência do Supremo Tribunal Federal. “A maior homenagem que quero fazer no dia da Consciência Negra é ao ministro Joaquim Barbosa, pela sua postura e por estar restabelecendo a Justiça”, encerrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário