19/04/2012

CPI DO ARROZ


Pozzobom avalia como positiva a audiência pública de santa Antônio da Patrulha
O presidente da CPI e líder do PSDB na AL, deputado Jorge Pozzobom, avaliou a Audiência Pública da Comissão, ocorrida na noite de quarta-feira no Plenário da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, como “muito positivo”. “Fizemos questão de ouvir as lideranças da região, que atenderam ao nosso chamado. É fundamental ouvir o setor orizícola e avançar na análise da cadeia produtiva desse grão tão importante para a economia e também para a questão social do Estado, pois são 250 mil empregos diretos e indiretos”, elogia, em referência a grande participação do público.
Na reunião, os participantes abordaram os temas objetos da CPI, entre eles preço justo ao produtor; redução da carga tributária sobre o setor; igualdade de condições na concorrência com o arroz importado; disponibilidade hídrica no Rio dos Sinos; necessidade de legalização das lavouras de arroz do Vale do Sinos que hoje estão sem outorga de uso da água; endividamento do produtor e a prática da reciprocidade por agentes financeiros; prazo de carência e juro diferenciado. O parlamentar destaca que o trabalho da Comissão trará resultados positivos para a cadeia orizícola. “Compreendemos a indignação com o atual cenário e perspectivas futuras para o arroz, pois os orizicultores do Estado do Rio Grande do Sul se destacam como os mais competentes produtores de arroz do mundo. Estando estra as maiores produtividades mas infelizmente não conseguem alcançar a rentabilidade com suas lavouras”, encerra.
Além de Pozzobom, participaram da audiência os deputados Ernani Polo (PP), Edson Brum (PMDB) e Mano Changes (PP); o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva; o vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus; o presidente da Câmara de Vereadores local, João Luis Moreira da Silva; o representante do IRGA, José Galego Tronchoni; o presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha e representante da FARSUL, Eduardo Maciel; Presidente da Associação de Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha, Zuênio Thomazi; representante da Federarroz, Luiz Carlos Machado; Presidente da Associação de Arrozeiros de Tapes, Luiz Carlos Chemale; Presidente da Associação de Arrozeiros de Santa Vitória do Palmar, Waldemiro Aguiar; da Associação de Arrozeiros de Mostardas, Mário Augusto Dutra Corrêa; vereadores Cantídio Borges Lima Machado; Alzemiro da Silveira Costa, Antônio Tadeu das Neves e Marciana Aparecida Machado; Alzemiro Costa; produtor Pedro Paulo Jenisch Barbosa; e o empresário e ex-secretário estadual da Agricultura, José Alfredo Marques da Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário