12/03/2012

Pozzobom pede agilidade nos licenciamentos ambientais


O líder do PSDB na AL, deputado Jorge Pozzobom, reuniu-se com grupo técnico da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e com a secretária geral de Governo, Miriam Marroni, na manhã dessa segunda-feira (12), no Palácio Piratini. Na pauta, a desburocratização do licenciamento ambiental para micro e pequenas indústrias e o uso do carvão como matriz energética na indústria.
Conforme Pozzobom, o Rio Grande do Sul precisa avançar no trabalho de concessão de licenças para instalação de empresas, o que está diretamente ligado ao desenvolvimento de nosso Estado. Hoje estima-se que apenas 10% das pequenas e micro indústrias gaúchas tenham licenciamento. De acordo com os técnicos, o principal motivo é o alto custo do projeto ambiental e a burocracia no trâmite. Entre outros problemas causados pela falta do licenciamento é a impossibilidade de tomada de financiamentos. De acordo com o parlamentar, outra questão importante que precisa ser regulamentada é a classificação das empresas em níveis de impacto. A ideia é fazer um esforço para formalizar ambientalmente de maneira ágil as empresas que não agridem o meio ambiente.
O deputado Jorge Pozzobom trabalha também para que se busque um regramento para o uso do carvão na indústria. O Rio Grande do Sul detém 89% do carvão brasileiro e abrir mão dessa matriz energética pode atrapalhar o desenvolvimento do Estado e aumentar os custos para o setor secundário. “Todos nós sabemos da importância que as micro e pequenas empresas têm para a indústria gaúcha. Portanto, essa reunião que promovi entre o grupo técnico da Fiergs e a secretária geral de governo Miriam Marroni é o primeiro passo para avançarmos no processo de desburocratização. Além disso, a discussão iniciada sobre o tema carvão como matriz energética tem papel fundamental para o desenvolvimento do RS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário