15/01/2015

“Tenho projeto de trabalho e não de poder”

O deputado estadual mais votado de Santa Maria avalia o governo Tarso e apresenta expectativas para novo mandato


Nas eleições de 2014, a Região Centro elegeu dois deputados federais e quatro estaduais para serem seus representantes nos Legislativos federal e gaúcho. Dos quatro nomes que serão empossados para a Assembleia Legislativa no dia 2 de fevereiro, dois são reeleitos: Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT). Os dois parlamentares viveram a experiência de deputado nos últimos quatro anos e a reportagem de A Razão quis saber a avaliação deles do mandato do ex-governador Tarso Genro (PT) e as expectativas para o governo de José Ivo Sartori (PMDB).

Pozzobom, antes da oposição governista, foi o deputado eleito com maior número de votos em Santa Maria. Ele comenta que esperava mais do governo petista e cobra resultados que não foram alcançados em quatro anos. Apesar das críticas ao mandato de Tarso, o tucano acredita que teve uma boa relação com o líder de governo na Assembleia, Valdeci, também de Santa Maria. Ele reconhece que a relação nem sempre foi fácil, mas garante que o respeito mútuo foi constante.

No mandato de Sartori, Pozzobom integra a bancada governista. Contudo, ele entende que determinadas decisões precisam ser tomadas entre as siglas, como a indicação dos chefes dos cargos regionais.

O deputado destaca a alegria em ser escolhido mais uma vez como Líder de Bancada do PSDB para o primeiro ano do novo mandato. Mas, não faz previsões sobre ser Líder do Governo Sartori. Pozzobom salienta que esta decisão cabe exclusivamente ao governador. O tucano também comenta quais passos deverá seguir como parlamentar para auxiliar na conclusão de obras em andamento por Santa Maria e na Região. Sobre as eleições de 2016, Pozzobom é evasivo e garante que seu foco agora é o mandato de deputado estadual.
Entrevista: Deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB)

A Razão – Qual a sua avaliação do governo Tarso, principalmente nesse último ano?

Pozzobom – Nenhum governante anterior deixou o Estado em pior situação financeira para o seu sucessor como o governador Tarso Genro. O Governo do PT do Tarso criou mais de mil Cargos de Confiança (CCs) com um custo de R$ 600 milhões e gastou quase R$ 475 milhões em diárias, o que demostra a irresponsabilidade na aplicação do dinheiro público. No governo Tarso, houve muito discurso e pouca ação, lembro que ao término do nosso governo deixamos pronto o projeto de duplicação da faixa nova e do esgoto de Camobi e mais de 70 % do Hospital Regional e o Governo Tarso, em quatro anos, não teve competência para concluir. Estes são alguns exemplos da falta de gestão do governo Tarso.

A Razão – Destaque seus principais projetos em 2014 ou ao longo do mandato, de maneira sucinta.

Pozzobom – Complementação de recursos públicos para as APAEs; Combate ao vandalismo; Revalidação dos diplomas dos médicos estrangeiros; Semana Estadual de conscientização sobre a Alienação Parental no RS; Proteção jurídica aos rodeios gaúchos; Ampliação no atendimento dos Hospitais da Brigada; Utilização de mensagens por pessoas portadoras de deficiência auditiva e visual para telefones de emergência; Disponibilização na internet de lista de pessoas condenadas por crimes sexuais contra a mulher, crianças e adolescentes; Instituição do FUNREBON dos Bombeiros Voluntários.

A Razão – Como foi sua relação de líder do PSDB com o líder do governo, o deputado Valdeci, que é de Santa Maria?

Pozzobom – Muito boa, embora tenhamos inúmeras divergências políticas, nossa relação foi de absoluto respeito e sempre trabalhamos juntos a favor e de Santa Maria e do Rio Grande do Sul.

A Razão – O senhor vai indicar aliados para cargos regionais?

Pozzobom – Essa é uma discussão que será debatida dentro dos partidos. Nosso primeiro pedido já foi atendido, ou seja, a redução de 30 para 19 Secretarias de Estado. Mas antes de qualquer debate por espaços, o PSDB terá uma postura de compromisso com o governo que se inicia para enfrentar as dificuldades financeiras.

A Razão – O senhor vai continuar como líder do PSDB e qual a possibilidade de vir a ser, ao longo do mandato líder do governo?

Pozzobom – Me sinto honrado por ter sido escolhido, por duas vezes, pelos meus colegas, como Líder da Bancada no meu primeiro mandato e agora novamente escolhido para exercer a liderança no primeiro ano deste novo mandato. Quanto à liderança do governo, acredito que é um tema que deve ser tratado exclusivamente pelo Governador Sartori.

A Razão – O senhor vai pedir revisões de contratos, como o da Corsan, o da Faixa Velha e o do Hospital Regional?

Pozzobom – Primeiro quero destacar que vamos agir com responsabilidade e dentro da lei. Tenho absoluto respeito pelo trabalho de todos os técnicos que se envolveram e ainda se envolvem nestes projetos, porém é preciso que se tenha maior agilidade e que a qualidade não seja colocada em xeque como vimos nos últimos dias. O Governo do Tarso, se mostrou incapaz de concluir obras como Hospital Regional, duplicação Faixa Velha de Camobi e o esgoto de Camobi. Trabalharei para conclusão imediata destas obras tão importantes para nossa cidade.

A Razão – O senhor já está em campanha para ser prefeito de Santa Maria em 2016?

Pozzobom – Tenho um projeto de trabalho e não de poder. Santa Maria é a cidade onde eu nasci, cresci, me formei (na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM), onde casei, onde nasceram minhas filhas, cidade onde sempre morei e que todos sabem do amor que tenho por Santa Maria. Tenho gratidão por ter sido o Deputado Estadual mais votado da cidade nesta eleição. No entanto, hoje o meu projeto é de trabalho por Santa Maria, quero ajudar a concluir as obras do esgoto de Camobi, a duplicação da faixa velha de Camobi e a conclusão do Hospital Regional. Neste momento o meu foco é o novo mandato de deputado que Santa Maria e quase 50 mil gaúchos me confiaram através do voto. Repito: tenho um projeto de trabalho e não de poder, um dia vou ser prefeito, mas amadureci e cresci muito nos últimos anos, aprendi que as coisas acontecem na hora certa. A minha hora vai chegar..



Nenhum comentário:

Postar um comentário