05/06/2013

BOMBEIROS


Por continuação de força-tarefa, santa-marienses se reúnem com comandante geral da BM

Deputados e vereadores de Santa Maria estiveram nesta terça-feira (04) em reunião com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes. Na pauta, a manutenção da força-tarefa do Corpo de Bombeiros no município para a fiscalização dos sistemas de prevenção de incêndios de estabelecimentos e o projeto de lei 168/2011, de autoria do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) que amplia o atendimento médico hospitalar nos Hospitais da BM. Além do parlamentar do PSDB, participaram do encontro o deputado Valdeci Oliveira (PT), e os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), João Batista Vargas (PSDB) e Luciano Guerra (PT).
Uma das preocupações dos parlamentares se refere à prorrogação da força-tarefa dos bombeiros no município, que se encerra nesta sexta-feira (07). Conforme dados apresentados, há ainda uma demanda de cerca de 1,1 mil estabelecimentos para receber a inspeção do sistema de prevenção de incêndios. Segundo eles, antes da tragédia ocorrida no município, eram feitos entre cinco e dez inspeções diárias, número ampliado para até 70 por dia com os profissionais deslocados para a Santa Maria. O comandante afirmou que a medida passa pela Secretaria da Fazenda, já que há um custo de R$ 30 mil em diárias para manter os bombeiros no município. “Esta força-tarefa dos bombeiros é muito importante para Santa Maria. Se for necessário, podemos dialogar para que a manutenção da equipe seja suportada pelo município. Tanto para mim quanto para o deputado Valdeci, é um momento da unidade, e nenhuma divergência política vai separar nosso trabalho quando a cidade mais precisa de nós”, afirmou Pozzobom.
Convênios – Na oportunidade, o deputado do PSDB solicitou ao Coronel uma definição sobre o projeto de lei de sua autoria, que tramita na Assembleia Legislativa desde 2011 e que aguarda por um acordo entre os parlamentares e o governo do Estado. O Comandante diz estar convencido sobre a necessidade de abrir os HBM's para convênios, e que a proposta está em análise. “Os dois Hospitais da BM do RS já deixaram de arrecadar com convênios mais de 17 milhões desde dezembro de 2010. São R$ 300 mil por mês para cada uma deles. Estou aberto ao diálogo, porque os interesses da saúde são maiores do que qualquer coisa”, concluiu Pozzobom. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário