Pozzobom vai à Seapa para tratar da vacinação de equinos contra anemia
O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) se reuniu, nesta quarta-feira (15), na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) com o secretário adjunto Claudio Fiorezi e com o diretor do Departamento de Defesa Animal, Eraldo Leão Marques. Na pauta, a obrigatoriedade de vacinação contra anemia infecciosa equina (AIE) para a concessão de Guia de Trânsito Animal (GTA) para o transporte de cavalos. A medida entrou em vigor no dia 1º deste mês, a partir do Decreto nº 50.072, que estabelece a política estadual para a saúde animal.
Pozzobom encaminhou algumas demandas que recebeu de entidades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. “Temos apenas 18 laboratórios no Estado para fazer a análise dos exames. Além disto, estes exames para a detecção de anemia são caros - R$ 120,00 - e só são válidos por dois meses. Assim, até todos os criadores se adequarem, poderemos prejudicar a realização de eventos como rodeios e mostras agropecuárias, que são as manifestações mais características da nossa cultura gaúcha”, afirmou.
Os dirigentes afirmaram a Pozzobom que está sendo feito um inquérito para avaliar qual a incidência de anemia infecciosa no Estado. Caso o resultado aponte um baixo índice da presença da doença no RS, o prazo poderá ser prolongado para até seis meses. “A cordialidade como fui recebido pelo secretário adjunto e pelo diretor do DDA mostra que esta é uma política de Estado, e não de governo. Vamos trabalhar para que nossos criadores de cavalos colaborem cadastrando os animais e realizando os exames. Este é o primeiro passo para se garantir a segurança sanitária destes animais que são símbolos do Rio Grande do Sul”, afirmou Pozzobom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário