Durante reunião-almoço realizada nessa semana em que falei aos integrantes do Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria, propus um encontro com os 34 prefeitos da Região Central – entre eleitos e reeleitos – para que os Executivos municipais debatam temas de interesse regional. É importante destacar a renovação de Prefeitos que ocorreu na última eleição em nossa região, quando 24 novos prefeitos foram eleitos e outros 10 reeleitos. Entendo que esta primeira reunião será o início de um grande momento para que seja criado um grupo articulado, estratégico e focado no desenvolvimento regional, sendo que os interesses comuns nas áreas de saúde, segurança, educação, infraestrutura e logística são fundamentais para que os prefeitos possam realizar um bom governo e alcançar objetivos em suas comunidades.
Quando fui eleito deputado estadual estabeleci como principais bandeiras para condução do meu trabalho no Parlamento gaúcho o desenvolvimento regional, a saúde, a educação, a infraestrutura e a segurança pública. Nos últimos anos, tem se difundido de forma crescente a ideia de que é necessário criar mecanismos que possibilitem participação mais direta da comunidade na formulação, no detalhamento e na implementação das políticas públicas. E os prefeitos são os maiores representantes de suas comunidades no âmbito regional, pois melhor do que ninguém conhecem a realidade local, as demandas, prioridades e necessidades de seus municípios. Todos nós sabemos que é através dos prefeitos, que se efetiva a participação da sociedade civil e a articulação de atores sociais para as ações relacionadas com a promoção do desenvolvimento. Neste contexto, devemos utilizar o planejamento estratégico já existente e agregar as novas ideias dos novos prefeitos. Trabalho esse que deve ser permanente, visando influenciar o processo de tomada de decisões públicas dos governos estaduais e federais que se refiram ao desenvolvimento regional.
É claro que jamais podemos deixar de considerar o papel relevante de atuação e o trabalho desenvolvido pelas entidades representativas como o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Centro, da Associação dos Municípios do Centro do Estado e a Agencia de Desenvolvimento de Santa Maria, que juntamente com outras instituições já têm trabalhos excelentes em andamento e são fundamentais para o exercício da democracia e para a obtenção de resultados mais eficazes nas comunidades. Entretanto, as principais organizações políticas existentes, muitas vezes tendem a estar voltadas para uma agenda em que predominam os temas diretamente relacionados com a problemática administrativa municipal. Em geral, a preocupação com questões relativas ao desenvolvimento regional é relegada a segundo plano.
Portanto, estamos propondo essa reunião de trabalho para definir as prioridades da região Central inicialmente com os prefeitos da região, mas em um segundo momento agregando com o trabalho das entidades representativas dos municípios e da Adesm. E eu tenho a convicção de que, se agirmos todos juntos, estaremos dando um passo muito importante para o desenvolvimento da região, avançando em questões relativas ao desenvolvimento regional, como a duplicação da RS 509, o Hospital Regional, o projeto de minha autoria que permite a realização de convênios entre o Hospital da Brigada Militar e Planos de Saúde e a construção do aeroporto civil. Temas estes, que são assuntos de interesse e benefício comum e fundamentais para viabilizar a construção de uma identidade regional. A união faz a força e a nossa força fará a diferença.
publicado no jornal A Razão de 06 12 12
Nenhum comentário:
Postar um comentário