28/11/2011

POZZOBOM PARTICIPA DA 22 ª SEMANA DE FAXINAL

Na última sexta-feira (25), o deputado Jorge Pozzobom participou da 22ª Semana de Faxinal do Soturno. O evento, alusivo ao 53º aniversário do Município que é comemorado no dia 30 de novembro, contou com a presença de autoridades estaduais e municipais e tem programação prevista até o dia 4 de dezembro. A solenidade teve a apresentação da Banda Municipal e a VI Mostra de dança das escolas municipais. Na oportunidade, o prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Montagner, afirmou que quer instalar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para atender a Quarta Colônia e pediu apoio do parlamentar.

HOMENAGEM
Após a abertura oficial, Pozzobom participou do jantar "Honra e Gratidão", promovido pelo Hospital de Caridade São Roque, de Faxinal do Soturno, realizado no Esporte Clube Cruzeiro. O evento teve como finalidade homenagear pessoas que contribuíram ao longo dos 50 anos do HCSR, para a construção de uma instituição forte, reconhecida e importante no atendimento à saúde da Quarta Colônia. Na data de comemoração dos 50 anos do Hospital, Pozzobom ressaltou o quanto o HCSR é importante para o atendimento da população em toda Quarta Colônia e homenageou a todos os fundadores, parceiros e amigos do Hospital. “Faço questão de fazer uma saudação especial ao grande comunicador Roberto Cervo, o nosso Melão, pelo importante trabalho que realiza a frente da entidade”. O parlamentar parabenizou o Dr. Lair pelo excelente serviço de oftalmologia, que também é referência na região central e, manifestou o orgulho em ter ajudado à saúde em Faxinal do Soturno quando entregou às mãos do Prefeito a chave de uma ambulância do SAMU ainda no Governo Yeda Crusius, “um tijolinho na construção dessa grande história de sucesso”, finalizou.

POZZOBOM PARTICIPA DA POSSE DE EDENIR COSTA

O líder da bancada do PSDB, Jorge Pozzobom, participou nesse sábado (26) da posse da primeira diretoria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Maria, que ocorreu no Itambé Palace Hotel. No evento, o parlamentar cumprimentou o presidente da entidade, Edenir Costa, através do qual conheceu e participou de e ncontro no Sindicato em Porto Alegre. Pozzobom ficou admirado com a organização do SINDPOA e destacou a importância da criação do Sindicato em Santa Maria, diante do grande número de hotéis, bares e restaurantes que tem o Município. “Todos nós que conhecemos o Presidente Edenir sabemos da sua garra e dedicação ao trabalho que lhe é incumbido. Portanto, temos a certeza do sucesso”, disse.

25/11/2011

DEPUTADOS E CACISM PEDEM AGILIDADE NA DUPLICAÇÃO DA RS509

 
 
O líder da bancada do PSDB, Jorge Pozzobom, acompanhado dos deputados Paulo Pimenta (PT) e Valdeci Oliveira (PT), e do atual e futuro presidente da Cacism, Paulo Ceccin e Luiz Fernando Pacheco, respectivamente, reuniram-se na manhã de hoje (25) com o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. Na pauta do encontro estava a duplicação da RS 509, conhecida Faixa Velha de Camobi. Pozzobom lembrou que em 2008, quando era secretário adjunto de Governo, a pedido de Ceccin, trabalhou para que o projeto fosse atualizado “pois desde 1998 estava arquivado”.

Os empresários manifestaram preocupação com a obra que consideram “um grande gargalo em Santa Maria”, pois é a única ligação do bairro com o resto da cidade. E citaram a ampliação da Universidade Federal de Santa Maria, que em 2012 deverá dobrar de tamanho, como exemplo da necessidade da obra. Logo após a reunião, Pozzobom fez contato com a SD Engenharia, que informou que a minuta do projeto já está pronta, aguardando os apontamentos do Daer. A empresa se colocou à disposição para ir a Santa Maria apresentar o projeto final. O encontro deverá ser agendado pelos três deputados de Santa Maria. “Não há problema de recurso para execução da obra. A expectativa é de licitar a obra no primeiro trimestre e iniciar no segundo semestre”, projetou Beto Albuquerque.

CPI do Arroz: Pozzobom participa de reunião com ministro da Agricultura


O presidente da CPI do Arroz, deputado Jorge Pozzobom, participou, nesta sexta-feira (25), de reunião com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro,  e o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Caio Rocha. No encontro, foram discutidas as demandas do setor orizícola, com destaque à assimetria do Mercosul e  à tributação. Pozzobom falou sobre os trabalhos da CPI e reafirmou que a comissão é de cunho técnico. “Na última quarta, realizamos, na CPI do Arroz, uma reunião de mais de seis horas, com oitivas de representantes da Farsul, Fetag e Federarroz. As três entidades trouxeram documentos e informações de fatos fundamentais para a investigação dos problemas que a cadeia produtiva do arroz enfrenta. Esses documentos farão parte do nosso trabalho, para ao final apresentamos um relatório que ajude a lavoura” afirmou Pozzobom, reafirmando que “a CPI não é contra ninguém, é a favor do Rio Grande”.

Presenças
Também participaram da reunião, o presidente do IRGA, Cláudio Pereira, o presidente da Federarroz, Renato Rocha, o presidente da Comissão do Arroz da Farsul e presidente da Câmara Nacional do Arroz do Ministério da Agricultura, Francisco Schardong, o economista Farsul, Antônio da Luz, o presidente da Associação dos Arrozeiros e vice-presidente do Sindicato Rural de Tapes, Luiz Carlos Chemale e o deputado federal Luis Carlos Heinze.

24/11/2011

CPI do Arroz: Fetag, Farsul e Federarroz são ouvidas por mais de seis horas



Representantes de três entidades – Farsul, Fetag e Federarroz – foram ouvidas na CPI do Arroz na reunião desta quarta-feira (23). O encontro, que teve duração de mais de seis horas, contou com a participação de produtores, lideranças do setor e onze parlamentares titulares da comissão. No início dos trabalhos, foi concedido um minuto de silêncio em homenagem à memória do deputado Chicão Gorski (PP), que integrava a CPI. Em seu lugar, tomou posse o deputado Ernani Polo (PP). “Com uma reunião muito produtiva, avançamos bastante nos nossos trabalhos. As entidades trouxeram documentos e informações de fatos fundamentais para a investigação dos problemas que a cadeia produtiva do arroz enfrenta. Esses documentos farão parte do nosso trabalho, para ao final apresentamos um relatório técnico para o bem da lavoura”, afirmou o deputado Jorge Pozzobom (PSDB), presidente da CPI, reafirmando que “a CPI não é contra ninguém, é a favor do Rio Grande”.

Oitivas
O primeiro a falar, o economista da Farsul, Antônio da Luz, apresentou um estudo que comprova que o custo de produção no Rio Grande do Sul chega a ser 30% mais caro quando comparado a outros países do Mercosul. Também o custo do insumo no nosso Estado alcança o índice de 62% superior em relação a outros países do bloco, como Argentina. “O insumo, por não ter registro da Anvisa não pode ser importado pelos produtores brasileiros. Entretanto, o arroz produzido com esses mesmos insumos não enfrenta barreiras ao entrar no país. Se é permitida a entrada do arroz, por que impedir os insumos?”, questionou o economista.


Após realizar uma análise do mercado mundial, Antônio na Luz afirmou que há espaço para o arroz brasileiro competir. “Porém estamos dificultando a competitividade do nosso produto até mesmo dentro do país, em razão do custo inflado pela tributação”, destacou. Por fim, o representante da Farsul expôs as dificuldades do setor. “O produtor não chegou nessa situação porque é incompetente ou porque produz mais do que o mercado é capaz de consumir. Há muitos empecilhos fora da porteira, como tributação, logística e a assimetria do Mercosul, que precisam ser enfrentados”.


O presidente da FETAG, Elton Weber, segundo a ser ouvido, destacou a criação da tabela orelhana, que começou a ser aplicada neste ano, na última safra. “Essa tabela paralela, não oficial, usada pela indústria, tem prejudicado os produtores, na medida que diminui ainda mais o preço recebido por esse, que já vem enfrentando uma série de problemas”, disse. Weber falou também sofre as dificuldades de obter financiamento ou crédito oficial, tendo que recorrer a outros mecanismos. “Nos bancos, muitas vezes, o produtor é obrigado a obter um cartão de crédito ou adquirir seguros, por exemplo, para obter crédito”, afirmou.


O presidente da Federarroz, Renato Rocha, apresentou um comparativo do preço recebido pelo produtor e pago pelo consumidor, ressaltando que há 19 meses o produtor vende abaixo do custo de produção e há 13 meses abaixo do preço mínimo e que o produtor continua pagando um custo elevado. “Nos últimos 21 anos, em 14 o produtor pagou mais para produzir do que recebeu”, disse. Nesse sentido, Rocha afirmou que o artigo 187 da Constituição não está sendo cumprido, pois este estabelece que haja preços compatíveis com os custos de produção. O representante da Federarroz destacou, por fim, que os artigos 1º e 7º do Tratado do Mercosul, que tratam da livre circulação de produtos e do tratamento isonômico aos países em relação à tributação interna, respectivamente.


Próxima reunião
A próxima reunião será realizada no dia 5 de dezembro. Às 13h haverá um encontro com os membros da comissão para organizar o plano de trabalho e, na sequência, às 14h será ouvido o IRGA (Instituto Riograndense do Arroz).

23/11/2011

Pozzobom participa do Tá na Mesa com o presidente da Fiergs


O deputado  Jorge Pozzobom representou o Parlamento gaúcho, nesta quarta (23), no Tá na Mesa, promovido pela Federasul, com a palestra do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, que falou sobre os desafios do empresariado gaúcho. Müller mostrou-se preocupado com a redução da produção no setor industrial nos últimos meses e afirmou temer que ela avance em 2012. O presidente da Fiergs destacou, também, a alta carga tributária, a falta de infraestrutura e logística, são os maiores obstáculos para o desenvolvimento e competitividade da indústria gaúcha. O deputado Pozzobom afirmou concordar plenamente com o presidente da Fiergs. “Estamos vivendo uma fase de desindustrialização no Brasil, portanto temos obrigação de enfrentar esses gargalos, que também afetam diretamente o Rio Grande do Sul”, disse o parlamentar.

POZZOBOM RECEBE HOMENAGEM D0 4º COMANDO REGIONAL DE BOMBEIROS


O líder da bancada do PSDB na AL, Jorge Pozzobom, recebeu na tarde de hoje (23) homenagem do 4º Comando Regional de Bombeiros pelos relevantes serviços realizados em apoio à Unidade de Santa Maria . A placa foi recebida pelo vereador Admar Pozzobom, em razão dos compromissos parlamentares do Deputado na Assembleia Legislativa, como a realização de um tributo em memória ao deputado Chicão Gorski e reunião ordinária da CPI do Arroz.

Pozzobom foi incansável na conquista de um caminhão de bombeiros para Santa Maria, adquiridos com recursos da Consulta Popular, sendo os recursos que faltavam para sua aquisição suplementados pela então governadora Yeda Crusius, a pedido do parlamentar. No dia 29 de abril deste ano, em reunião com o governador Tarso Genro com lideranças de Santa Maria, informou que o caminhão já estava pronto. 

Na oportunidade, o comandante do 4º Comando Regional de Bombeiros, Major Gerson da Rosa Pereira, fez uma prestação de contas da aplicação do Fundo de Reequiparamento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado, sediado em Santa Maria (FUNREBOM) e destacou o apoio recebido pelos homenageados com atitudes pró ativas.

POZZOBOM E VALDECI ENTREGAM DOCUMENTO PEDINDO APOIO DO GOVERNO PARA INSTALAÇÃO DA FÁBRICA DA HYUNDAI EM SM



Os deputados estaduais Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) entregaram na tarde de hoje (23) ao chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, no Palácio Piratini, documento pedindo apoio para a instalação da fábrica de elevadores da Hyundai no município de Santa Maria. O documento foi assinado pelos deputados estaduais e pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT), também de Santa Maria. “Embora de Partidos diferentes, estamos aqui para tratar de uma questão que é fundamental para o nosso Município, o investimento do grupo Hyundai, que pode significar a criação de 400 empregos diretos e cerca de 5 mil empregos indiretos”, explicou Pozzobom autor da iniciativa. O local de instalação da fábrica deverá ser anunciado em janeiro pelo Grupo.

DEPUTADOS MANIFESTAM APOIO A TARSO NA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS


Antes da audiência com Pestana, o líder da bancada do PSDB, Jorge Pozzobom, participou de reunião com o Governador Tarso Genro, Secretários de Estado e deputados de oposição de todos os Partidos que entregaram documento de apoio ao Executivo para adoção de medidas visando à atração de investimentos do setor automotivo. A iniciativa dos parlamentares busca auxiliar o Estado a “consolidar o parque industrial automotivo, bem como fomentar a geração de empregos de qualidade e a melhoria de renda do trabalhador gaúcho". Na sua manifestação, Pozzobom, garantiu total apoio a vinda de qualquer tipo de investimento para o Rio Grande do Sul que dependa de autorização Legislativa ou de apoio do Parlamento. “Ao reiterar minha parceria, aproveitei para agradecer ao Governador que, durante viagem à Coréia do Sul no primeiro semestre desse ano, reuniu-se com representantes da Hyundai Group. Hoje estamos lutando para que a instalação da fábrica de elevadores seja em Santa Maria”, finalizou.

22/11/2011

Farsul, Fetag e Federarroz serão ouvidas na CPI do Arroz nesta quarta

Serão ouvidas, nesta quarta-feira (23), na CPI do Arroz, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do RS (Fetag), da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federraroz) sobre os 10 fatos determinados de investigação da comissão. “A vinda dessas entidades vai certamente nos trazer dados que vão nos permitir investigar a cadeira produtiva, de modo a apresentar um relatório técnico para o bem da lavoura”, afirmou o deputado Jorge Pozzobom, presidente da CPI, reafirmando que “a CPI não é contra ninguém, é a favor do Rio Grande”. Os representantes ouvidos serão: Elton Weber (presidente da Fetag), Antônio da Luz (economista do Sistema Farsul) e uma liderança da Federarroz.

Entre os 26 requerimentos a serem apreciados pelos parlamentares, na reunião desta quarta, estão os que autorizam realização de audiências públicas nos municípios de Agudo, Cachoeira do Sul, Rio Pardo e Camaquã. Também serão votados requerimentos para convocar representantes da SINDARROZ (Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do RS), da AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados), PROCON e entidades civis de defesa e proteção ao consumidor,  FEPAM, Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, bem com da Divisão de Outorga para a Utilização de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, representantes do setor financeiro (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul e outras instituições bancárias) e do setor de insumos (Associação das Empresas Nacionais de Defensivos Agrícolas, Associação de Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas, Sindicato da Indústria de Rações, Sindicato da Indústria de Adubo do RS, Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS).


A reunião será realizada na Sala Maurício Cardoso, no 4º andar da Assembleia Legislativa, às 18h.

Pozzobom: “Orçamento 2012 é uma peça de ficção”



Na sessão plenária desta terça-feira (22), durante a votação do Projeto de Lei 311/2011, que trata da proposta orçamentária do Rio Grande do Sul para 2012, o líder da bancada do PSDB, deputado Jorge Pozzobom, chamou o orçamento para o próximo ano de “peça de ficção”,  pois “subestima despesas e inventa receitas”, afirmou. “Do lado das receitas, é a volta da velha prática de inserir receitas fictícias. Dentro das Outras Receitas Correntes, por exemplo, foi estimada a receita denominada Demais Compensações Financeiras da União (somente para fins de orçamento), no valor de R$ 246 milhões”, acrescentou o parlamentar.

O deputado destacou que, neste ano, por parte do governador Tarso Genro, comparado ao governo do PSDB em 2010, houve uma redução no investimento nas áreas de saúde, infraestrutura, educação e segurança pública e, por outro lado, a criação de centenas de cargos de confiança e funções gratificadas. “Enquanto o Governador Tarso reduziu drasticamente os repasses aos municípios, nas áreas que os cidadão mais precisam, os contracheques dos cargos de confiança foram engordados com salários de até R$ 24 mil”, ressaltou.

Pozzobom, após fazer uma síntese da situação orçamentária e financeira do governo de Tarso Genro, resumiu a atual gestão em incompetência administrativa, irresponsabilidade fiscal e gestão temerária. “Para 2012, considerando os compromissos assumidos pelo Governo desde a campanha eleitoral, e o Orçamento aprovado por esta Casa, vemos que estamos no rumo de uma gestão que representa o retrocesso em termos de indicadores fiscais e que poderá levar ao aprofundamento da crise financeira do Estado, cujo déficit orçamentário acumulado até outubro ultrapassou R$ 500 milhões e até o final do ano não deverá baixar disso”, finalizou.

13/11/2011

Nota de pesar pelo falecimento do deputado estadual Chicão Gorski

É com profundo pesar e consternação que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual e ex-prefeito de Santiago, Chicão Gorski (PP), vítima de um acidente de trânsito na madrugada deste domingo (13). O Rio Grande do Sul e o Brasil perdem um grande político, que liderou inúmeros projetos e movimentos, deixando um importante legado para a política brasileira. Chicão Gorski vinha desempenhando um excelente trabalho à frente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa e se destacava nos debates do Parlamento. Os gaúchos se despedem hoje de uma grande liderança do nosso Rio Grande. Neste momento de dor, envio a todos os familiares e amigos meu abraço solidário.

11/11/2011

Orçamento 2012: emendas de Pozzobom que beneficiam Região Central e Fronteira Oeste são acolhidas no relatório



Sete emendas do líder da bancada do PSDB na AL, deputado Jorge Pozzobom, foram aceitas pelo relatório do Orçamento 2012, aprovado na Comissão de Finanças e Planejamento, nesta quinta-feira (10). As emendas foram consideradas “indicativas”, ou seja, serão encaminhadas ao Governo do Estado para que, se houver recursos, sejam contempladas.

Das sete emendas de Pozzobom, quatro beneficiam Santa Maria, com  recursos de R$ 1,1 milhão. As emendas preveêm a duplicação da ERS-509 (R$ 500 mil), a conclusão da obra do ginásio de esportes das escolas  Manuel Ribas (R$ 200 mil) e aquisição de equipamentos médico-hospitalares para o Hospital de Caridade (R$ 200 mil) e Casa de Saúde (R$ 200 mil). “Estou muito feliz com o resultado e de poder contribuir para o desenvolvimento da nossa Santa Maria em áreas tão importantes como é infraestrutura, saúde e educação”, destaca o deputado.

Hospital Regional da Fronteira Oeste
Também foi aceita a emenda popular de autoria de Pozzobom que reserva R$ 500 mil para elaboração do projeto arquitetônico do Hospital Regional da Fronteira Oeste. A emenda, que conta com mais de duas mil assinaturas, é resultado da audiência pública realizada em 30 de setembro deste ano, em Alegrete, por proposição do parlamentar na Comissão de Serviços Públicos. “É com grande orgulho e satisfação que apresentei essa emenda, que é uma construção da comunidade da Fronteira Oeste, após o amplo debate realizado na região”, ressaltou. A Fronteira Oeste é uma das localidades mais desassistidas na área de saúde no RS. A região abrange a população de mais de 580 mil pessoas e não há nenhuma unidade de saúde que a atenda alta complexidade, especialmente nas áreas de traumatologia, ortopedia e neurologia. Além disso, existe a distância de mais de 100 Km entre o município mais próximo.

O deputado explicou que e emenda garante recursos para a elaboração do projeto arquitetônico, etapa inicial e fundamental para a concretização da obra. "Após o projeto estar pronto, vamos saber o custo total para, depois, exatamente como fizemos em Santa Maria, pedirmos emendas no orçamento da União à bancada gaúcha federal, apresentarmos emendas ao orçamentos estadual, unir forças com o município para então apresentarmos a proposta para o Governo do Estado, com a garantia que a obra poderá ser executada”, destacou.

Demais emendas
Outras duas emendas do deputado foram acolhidas no Relatório do Orçamento 2012: uma prevê R$ 200 mil para a conclusão da obra do ginásio de esportes da escola Estadual de Ensino Fundamental Ruy Barbosa  de Ijuí e outra destina R$ 10 mil para implantar horta comunitário no município de Júlio de Castilhos.

Ao todo, as emendas de autoria do deputado Jorge Pozzobom somam mais R$ 1,8 milhão. “Trabalharei sempre a favor do RS, independente de divergências político-partidárias”, ressaltou o parlamentar, reafirmando seu compromisso de fazer oposição com proposição.

O projeto do Orçamento 2012 segue agora para votação no Plenário e, por fim, para ser sancionado pelo governador, com prazo até 30 de novembro.

10/11/2011

CPI do Arroz vai ouvir Irga, Fetag, Farsul e Federarroz


Com a presença de dezenas de produtores rurais, foi realizada, nesta quarta-feira (9), a terceira reunião ordinária da CPI do Arroz. No encontro, o deputado José Sperotto (PTB) foi eleito o vice-presidente da CPI. Também foram aprovados os requerimentos de oitivas para ouvir representantes do Instituto Riograndense do Arroz (Irga),  da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do RS (Fetag), da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federraroz).  “A vinda dessas entidades vai certamente nos fornecer dados que vão nos permitir investigar a cadeira produtiva, de modo a apresentar um relatório técnico para o bem da lavoura”, afirmou o deputado Jorge Pozzobom, presidente da CPI, reafirmando que “a CPI não é contra ninguém, é a favor do Rio Grande”.

Reuniões
Na reunião desta quarta, também foi acordado que oitivas serão realizadas nas segundas-feiras, às 14h, ou nas quartas-feiras, às 18h, após a Sessão Plenária. No próximo encontro, serão definidas quais outras entidades serão ouvidas e serão votados os requerimentos de audências públicas em municípios do interior do Estado, como Agudo, Cachoeira do Sul e Camaquã, para ouvir produtores rurais e entidades ligadas ao setor arrozeiro

Na última semana, produtores e entidades ligadas ao setor agrícola lotaram o Plenarinho da Assembleia, onde dez entidades trouxeram dados fundamentais que certamente vão nos ajudar nos trabalhos da CPI. “Isso mostra que estamos no caminho certo”, destacou Pozzobom.


Presenças
Estiveram presentes na reunião os deputados Jorge Pozzobom, José Sperotto, Marlon Santos, Edson Brum, Nelsinho Metalúrgico, Valdeci Oliveira, Chicão Gorski, Frederico Antunes, Gilmar Sossella, Heitor Schuch e Carlos Gomes.
Os deputados Adilson Troca e Paulo Azeredo, suplentes da comissão, e os deputados Mano Changes, Miriam Marroni e Marco Alba, mesmo não sendo membros, também compareceram ao encontro.

01/11/2011

Pozzobom: segunda reunião do CPI do Arroz ouve 10 entidades



Com o Plenarinho da Assembleia Legislativa lotado por produtores e entidades ligadas ao setor agrícola, a CPI do Arroz realizou, nesta terça-feira (01), a sua segunda reunião ordinária. Com a presença de quatro membros da comissão -  Jorge Pozzobom (PSDB), Marlon Santos (PDT), Edson Brum (PMDB) e José Sperotto (PTB) – não houve quórum para a ordem do dia, já que são necessários sete membros para deliberação. A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) também prestigiou a CPI, mesmo não sendo titular da mesma. Na ordem do dia estavam a eleição do vice-presidente da CPI, oito requerimentos para efetuar oitivas e seis requerimentos para realização de audiências públicas.

“Mesmo não tendo quórum, tivemos uma reunião muito produtiva, onde dez entidades trouxeram dados fundamentais que certamente vão nos ajudar nos trabalhos da CPI. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destacou o presidente da CPI do Arroz, deputado Jorge Pozzzobom.

Segundo o parlamentar, a CPI terá o objetivo de investigar dez fatos determinados, que tratam da formação do preço justo do arroz, da distorção da carga tributária, da assimetria do Mercosul, entre outros problemas.

A terceira reunião ordinária da CPI será realizada no dia 9 de novembro, às 18h na Assembleia Legislativa.

Presenças
Estiveram presentes o vice-presidente da FETAG, Joel Silva, o vice-presidente da Farsul, Francisco Schardong, Presidente e vice-presidente do Sindicato Rural de tapes, Juarez Petry e Luiz Carlos Chemale, respectivamente, o Diretor do Sindicato Rural de Tapes, Pedro Paulo Barbosa, o presidente Associação dos Arrozeiros de Uruguaina, Walter Arntz, presidente do Sindicato de Trabalhadores de Sentinela do Sul e Tapes, Paulo Coutinho, o Coordenador Regional de Camaquã, Cloaldo Danelon, presidente dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha, Zuenio Tomazi, o presidente do Sindicato Rural de Palmares do Sul, Nilson Missiel, o presidente do Sindicato Rural de Turvo (SC), Donato Favarin, o presidente da Coopersulca, o vice-prefeito de Capivari do Sul, Fernando Cardoso, o secretário de agricultura de Capivari do Sul, João Batista Pereira e a vereadora de Capivari, Elis Bueno.


COMPOSIÇÃO DA CPI DO ARROZ

Presidente: Jorge Pozzobom (PSDB)
Relator: Marlon Santos (PDT)

Titulares
Nelsinho Metalúrgico(PT), Valdeci Oliveira (PT), Edson Brum (PMDB), Gilberto Capoani (PMDB), Chicão Gorski (PP), Frederico Antunes (PP), Gilmar Sossela (PDT), José Sperotto (PTB), Heitor Schuch (PSB) e Carlos Gomes (PRB).

Suplentes
Altemir Tortelli (PT), Edegar Pretto (PT), Alexandre Postal (PMDB), Márcio Biolchi (PMDB), João Fischer (PP), Pedro Westphalen (PP), Gerson Burmann (PDT), Juliana Brizola (PDT), Cassiá Carpes (PTB), Adílson Troca (PSDB) e Catarina Paladini (PSB).